Meio Bit » Arquivo » Hardware » Nissan elimina o bom e velho “22 na frente 27 atrás”

Nissan elimina o bom e velho “22 na frente 27 atrás”

12 anos atrás

Calibrar pneus é parte do dia-a-dia de todo motorista, mas ninguém decora os valores ideais, tendo que consultar sempre aquele manual ensebado no fundo do porta-luvas, só para se melecar com um chocolate pela metade que aquela chata que você levou pra jantar e não jantou deixou, porque ia “terminar depois”.

Para evitar esses problemas (ok, talvez não tão especificamente esse) a Nissan integrou os sensores de pressão de pneus com um sistema de monitoramento de calibração, é bem legal.

Se a pressão cair abaixo do ideal, o painel avisará. Chegando no posto o pisca-alerta começa a piscar, alertando (é o que ele faz, afinal) que o pneu está sendo enchido. Quando atingir a pressão ideal, a buzina dará um toquinho.

Se exceder a pressão, o bicho buzinará 4 vezes. Aí é só enfiar um palito no bigurrilho, esvaziar até uma nova buzinada. Pronto, seu carro está calibrado e você não precisou nem saber quantas libras colocar, veja só:

Claro, tem gente que vai reclamar, afinal é uma Appleficação do automóvel, criando uma nova camada entre o usuário e a “informação”, mas da mesma forma que o dono de iPhone está pouco se lixando pra quantos Megazords tem a CPU do telefone, o dono de carro normal só quer saber se o bicho está funcionando e se tem gasolina no tanque.

Indo mais além, faria sentido utilizar VOZ ao invés de códigos de buzinadas, mas isso geraria complicação. Não há como saber qual idioma o motorista fala, e a maioria das pessoas não se sente confortável lidando com máquinas que aparentem muita inteligência.

Fonte: SG

relacionados


Comentários