Meio Bit » Arquivo » Indústria » Windows 8 não parecerá mais penteadeira de dama que troca favores por dinheiro

Windows 8 não parecerá mais penteadeira de dama que troca favores por dinheiro

12 anos atrás

win8simples

Houve uma época em que era modinha papagaiar desktop. Havia programas que animavam ícones, havia uma maldita ovelhinha que andava pela tela, e nem vou chegar naquele abominável macaco roxo. De olho nesse mercado de gosto questionável a Microsoft lançou o Aero, que encheu a tela de janelas semi-transparentes, efeitos desnecessários e tornou placa 3D algo obrigatório.

O Linux como sempre veio atrás, bateu pé e mostrou que conseguia ser mais brega ainda, com efeitos 3D de troca de desktop, tela dissolvendo e outras baitolagens.

Na prática esses efeitos só eram usados para mostrar que o Linux era superior ao Windows e –no caso dos usuários Windows- para impressionar quem não conhecia o Linux. Em todos esses anos nessa indústria vital em nunca, NUNCA vi ninguém usar Windows+TAB exceto em demonstrações.

desktopcc

Hoje o foco do Linux mudou de gerenciadores de tela 3D e outras frescuras para usabilidade real, e o Windows 8 segue o mesmo caminho. Segundo os previews liberados por Redmond o Aero MOR-REU, bateu as botas. O foco é o Metro. Nas aplicações com interface tradicional as janelas são muito mais sóbrias, simples e objetivas.

Isso significa que CPU e GPU ficarão liberadas para usos mais nobres, o que será essencial principalmente em tablets, que não tem processamento para esbanjar.

Claro, não imagino que vão abandonar as boas idéias do Aero, como o Aero Snap, mas em uma indústria onde a cada ano as interfaces ficam mais e mais pesadas (oi, KDE!) é um alívio ver alguém focar no conteúdo e na leveza.

Só continuo sem entender como resolverão o Metro em interfaces mouse/teclado.

Fonte: EG

relacionados


Comentários