Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon vai substituir humanos por robôs em linha de montagem

Canon vai substituir humanos por robôs em linha de montagem

12 anos atrás

O futuro está chegando, e vai ser mais evidente na linha de montagem de câmeras digitais da Canon. A empresa acaba de anunciar que vai substituir todos os empregados humanos por robôs na fabricação de suas câmeras fotográficas digitais. Essa notícia me leva diretamente ao passado em minhas aulas de economia na faculdade onde discutíamos acirradamente a substituição da mão de obra humana por máquinas automatizadas. O impacto para o trabalhador é negativo, pois postos de trabalho são fechados, mas para a empresa é uma grande economia, pois mesmo o investimento inicial sendo alto, em longo prazo a tecnologia se paga com folga. Teoricamente isso deveria refletir também no preço ao consumidor, pois com a queda dos custos essa economia poderia passar para o preço final do equipamento, mas nem sempre isso acontece.

A empresa está bem adiantada em seu planejamento e espera-se que já em 2015 a linha de montagem automatizada  esteja completamente montada na fábrica do Japão. Conforme os resultados alcançados a medida será espalhada pelas outras fábricas da empresa. E o que será feito dos empregados humanos? A maioria provavelmente será demitida, mas a Canon já anunciou que irá remanejar essa mão de obra para o setor de controle de qualidade e para outras divisões e setores que estiverem em criação ou crescimento.

Se der certo, pode apostar que as outras fabricantes de câmeras vão entrar na mesma onda, pois vale a máxima de que nada se cria e tudo se copia. Então é melhor se preparar, pois as máquinas estão chegando.

Fonte: Market Watch

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários