Meio Bit » Games » EA Sports FC 25 — Em time que está ganhando…

EA Sports FC 25 — Em time que está ganhando…

Mesmo sem grandes novidades, EA Sports FC 25 traz melhorias em relação ao antecessor, com a principal delas sendo uma maior atenção à parte tática

04/10/2024 às 10:29

Como inovar com um jogo que recebe lançamentos anualmente e tenta recriar o esporte mais popular do planeta? Essa deve ser a pergunta que o pessoal da Electronic Arts se faz todos os dias e para qual, pelo jeito, eles ainda não obtiveram uma resposta. Porém, mesmo sem grandes mudanças, EA Sports FC 25 chega com boas adições e entregando muito conteúdo para todos os tipos de futebolistas de sofá.

EA Sports FC 25

Crédito: Divulgação/EA Sports

Como acontece em todo início de temporada europeia, a Electronic Arts retorna com o seu “simulador” de futebol e assim como acontece com cada novo capítulo, muitas são as reclamações sobre a falta de novidade. Pois com o EA Sports FC 25 não tem sido diferente.

Ao iniciar o jogo seremos recebidos por uma representação de um dos maiores jogadores de todos os tempos, Zinedine Zidane. Em seu escritório ele nos falará sobre a importância da tática para o futebol e ali tomaremos contato com a primeira (e talvez maior) mudança desta temporada nos gramados virtuais.

Embora não esteja no mesmo nível de complexidade de um Footbal Manager, agora a série da EA nos permite ajustar as estratégias de maneira muito mais detalhada. São informações como a movimentação que os pontas devem exercer, se os laterais vão apoiar mais ou menos, como os atacantes precisam atuar. O interessante é que essas obrigações são definidas individualmente e não por setor.

O jogo ainda nos permite salvar vários padrões táticos, com eles podendo ser alterados durante as partidas sem nem precisarmos interromper a ação. Além disso, cada estratégia criada gera um código e com ele podemos compartilhar nossos planejamentos com qualquer pessoa. Se essa ideia será adotada pelos jogadores, ainda tenho dúvida, mas é uma bela maneira de movimentar a comunidade e alguns sites já estão compartilhando diversos padrões, inclusive os utilizados por técnicos do futebol real.

Crédito: Divulgação/EA Sports

Outro recurso que considero bem-vindo são as sugestão de mudanças táticas durante as partidas. Por exemplo: imagine que um jogo está bastante disputado e você consegue marcar um gol. No canto inferior da tela poderá surgir uma mensagem dizendo que esse é o momento de segurar o resultado, então, o que acha de recuar a equipe?

Apresentadas de maneira bastante sútil, essas mensagens em nenhum momento me incomodaram e se você quiser continuar com a estratégia que está usando, basta ignorá-las.

Contudo, a abordagem mais estratégica feita pelo EA Sports FC 25 não traz apenas pontos positivos. Os novatos sofrerão para entender as várias camadas de complexidade entregue pelo jogo e poderá demorar um pouco para nos sentirmos seguros o suficiente para modificar um time.

Isso aconteceu comigo logo no início do modo Carreira, quando decidi alterar a formação da minha equipe, mas fiz isso sem salvar aquela que o jogo sugeriu inicialmente. O resultado foi sofrer por várias partidas, até conseguir encontrar outra tática que melhor se encaixasse no meu estilo de jogo e dos atletas do time que havia criado.

Aliás, essa dificuldade de informar corretamente tudo o que está acontecendo nos bastidores é um problema. Com uma interface confusa, até mesmo saber quanto temos em caixa pode ser mais trabalhoso quanto devia. Some a isso menus que só responde aos cliques quando querem e fico me perguntando como uma empresa (gigante) consegue criar um jogo estável quando as partidas estão acontecendo, mas pouco responsivo em simples menus.

EA Sports FC 25

Crédito: Divulgação/EA Sports

Voltando ao campo e bola, gostei de ver zagueiros mais precisos que nos jogos anteriores e aí nem me refiro aos controlados pelo computador. Agora a sensação de segurança enquanto estamos defendendo é maior e embora ainda tenhamos que ter muita atenção para não dar botes errados, os defensores não parecem tão afobados (e desastrados).

Outro ponto positivo vai para como o clima pode alterar as partidas. No EA Sports FC 25 podemos habilitar uma opção para fazer com que o vento afete a bola e embora não tenha notado uma diferença significa nisso, é um fator que precisamos levar em consideração ao chutarmos para o gol, dependendo de para que lado ele estiver soprando.

Já a novidade que realmente impactará a jogabilidade é a chuva. Disputar um jogo nessas condições fará com que a bola não percorra longas distância, nem que os atletas se movam com toda a velocidade. A sensação de peso passada com a chuva é muito forte, principalmente quando na partida seguinte voltamos para um campo seco. Particularmente não lembro de outro jogo que tenha feito um trabalho tão bom em diferenciar essas duas condições e por isso elogio a equipe da EA Sports por finalmente ter implementado esse tipo de simulação.

Crédito: Divulgação/EA Sports

A lamentar, a falta de equipes licenciadas, principalmente na América do Sul, cujo único campeonato presente é do Argentina. No caso do Brasil, esse é um problema antigo e que infelizmente parece longe de uma solução, o que consequentemente faz com que a EA prefira ignorar os nossos clubes (exceto no modo Libertadores da América, mas com jogadores fictícios).

Porém, nos depararmos com equipes com nomes diferentes e uniformes fictícios é mais comum do que poderíamos desejar. Na Itália, por exemplo, não espere jogar com o Milan, Internazionale, Atalanta ou Monza. Mesmo algumas seleções sofrem deste mal, com o Brasil sendo a principal delas.

Também incomoda a narração presente na versão brasileira do jogo. Embora a dupla Gustavo Villani e Caio Ribeiro continuem, não demora para seus comentários se tornarem repetitivos e uma maior quantidade de novas falas seria muito bem-vinda. Não chega a ser algo que atrapalhe o jogo, mas uma maior dedicação a essa área certamente melhoraria a experiência.

Plano de carreira

Como dito no início desta análise, o EA Sports FC 25 possui modos para todos, mas aquele que sempre mais chama minha atenção é o Carreira. Nele o objetivo é tentar formar a melhor equipe possível, vendendo, comprando e aperfeiçoando jogadores, o que faz com que tenhamos que cuidar de muitos setores do clube.

Neste capítulo, além de podermos jogar com times femininos, a complexidade entregue continua, mas a EA Sports tomou o cuidado de, se assim desejarmos, deixar boa parte do gerenciamento sob o cuidado do computador. Sabe aquelas sessões de treinos que muitos preferem simular? Agora isso pode ser feito de forma mais prática, bastando definir quando a equipe de treinadores deverá focar em pontos específicos do time.

EA Sports FC 25

Crédito: Divulgação/EA Sports

Também me agradou as muitas possibilidades de configurações antes de iniciarmos uma carreira, como decidir se queremos partidas num ritmo mais cadenciado, como no mundo real, se o clima afetará a jogabilidade ou o nível de rigidez nas contratações. De fato, neste ano o lema de um jogo para todos faz ainda mais sentido.

Com emails e mensagens chegando a todo momento, ainda passaremos uma boa parte do tempo fora dos gramados, seja buscando possíveis jogadores para o nosso clube, acompanhando a evolução da divisão de base ou escutando as lamentações daqueles que não estão sendo escalados.

E como neste ano a atenção à parte tática se faz tão presente, o modo Carreira se beneficiou bastante da novidade. Nele teremos mais tempo para testar novas formações e saber escolher corretamente qual jogador se encaixará nela — ou poderá mudar todo o comportamento do time — contribui para a imersão e sentimento de que somos um Guardiola (um algum cabeça-de-bagre) dos videogames.

Pois essa atenção dedicada às estratégias também senti na forma como os times reagem de maneira mais natural  às nossas ações. Durante as partidas muitas vezes me vi obrigado a variar o estilo de jogo para conseguir ameaçar os adversários, ora atacando mais pelo meio, ora pelas beiradas do campo. Isso torna os confrontos mais dinâmico e desafiadores, algo que sentia falta nas temporadas anteriores.

Hora do Rush

Já para aqueles que não procuram a complexa experiência de gerenciar uma equipe, o inédito modo Rush poderá agradar. Nele temos partidas disputadas em um campo reduzido, onde times formados por apenas cinco jogadores se enfrentarão e a velocidade se destaca.

Substituindo o modo Volta, aqui também precisaremos ter total atenção no campo, já que tudo acontece num ritmo muito acelerado. E como a falta de espaço se apresenta como um desafio, quem souber aproveitar o controle para realizar dribles ganhará uma vantagem sobre os adversários.

Infelizmente, o modo não conta com narrações em português, algo que deverá desagradar uma parte do nosso público. Pode até ser que isso seja implementado em uma atualização futura, mas desconfio que o recurso só se fará presente quando a versão 26 chegar.

E por falar nisso, mesmo com suas novidades e melhorias, é difícil encarar o EA Sports FC 25 e não ficar com aquele sentimento de que ele poderia ter chegado apenas como uma atualização para o anterior. Esse é um debate antigo em relação a jogos de esportes lançados anualmente, mas com as vendas alcançando números bastante elevados, a Electronic Arts não parece inclinada a ceder aos pedidos.

As mudanças existem, com o jogo não trazendo apenas atualziações dos uniformes das equipes ou transferências de atletas. Se você gostou do EA Sports FC 24, provavelmente se divertirá bastante com seu sucessor, mas se vale o investimento (que não é baixo) nesta nova versão, isso tenho dificuldade em responder, já que nem cuidar corretamente das finanças do meu clube eu consigo fazer.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários