Meio Bit » Entretenimento » Documentário contará a história da Sierra On-Line

Documentário contará a história da Sierra On-Line

Dos mesmos criadores da série Gamebreakers, Legends of Adventure será um documentário que contará a fascinante história da Sierra On-Line

21/05/2024 às 10:12

A Sierra On-Line foi uma desenvolvedora de jogos adorada por muitas pessoas, principalmente por aquelas que gostavam de adventures e histórias interessantes. Quatro décadas e meia após seu surgimento, a boa notícia é que a história da saudosa empresa será contada no promissor documentário Legends of Adventure: The Story of Sierra On-Line e imagino que já deva ter gente por aí com os olhos marejados.

Sierra On-Line

Space Quest 5 (Crédito: Divulgação/Sierra)

Fundada em 1979, por Ken e Roberta Williams, antes da Sierra On-Line — que nasceu como On-Line Systems — os adventures se resumiam a textos e embora aqueles “livros interativos” fossem boas formas de exercitar a imaginação dos jogadores, não resta dúvida de que os gráficos tornaram o gênero muito mais popular.

Escrito e ilustrado por Roberta, e com a programação ficando sob a responsabilidade de Ken, o título que deu origem a essa febre se chamava Mystery House. Ele foi lançado em 1980 para o Apple II e embora tenha representado um salto imenso para os adventures, seus gráficos arcaicos formados por simples linhas podem causar uma certa estranheza atualmente.

Mesmo desenvolvido pela dupla como um hobby e com as cópias vendidas pelo correio, o projeto fez um enorme sucesso, chegando a 10 mil unidades e aquilo abriu espaço para que os Williams se tornassem verdadeiras lendas. Do escritório da Sierra On-Line vimos ser criadas séries como Gabriel Knight, King's Quest, Leisure Suit Larry, Phantasmagoria, Police Quest, Space Quest e Quest for Glory. Além disso, o tão adorado Half-Life foi publicado pela empresa.

Sierra On-Line

Mistery House (Crédito: Reprodução/General Error/MobyGames)

Poder conhecer mais dessa história será uma oportunidade e tanto, com o Legends of Adventure estando nas mãos do estúdio MidBoss, mesmos criadores da série documental Gamebreakers, do Prime Video. Pois a julgar pela empolgação de Ken Williams, esse tem tudo para ser um material imperdível para quem gosta dos bastidores da indústria. Pelo X, ele disse:

“Um tempo atrás fomos procurados por alguns cineastas interessados e produzir um documentário sobre os jogos do gênero adventure, mas mais especificamente, a minha história, da Roberta e da Sierra On-Line.

Nós recusamos.

A história da Sierra On-Line é incrível e merece ser contada. Contudo, já percorremos esse caminho antes, em alguns outros projetos documentais e nada aconteceu com nenhum deles.

Um dos produtores do projeto [Legends of Adventure], Cade Peterson, é amigo de um amigo, e atua na indústria de games. Cade continuou pressionando após a nossa recusa e, finalmente, nos convenceu de que sua equipe iria cumprir [o prometido].

A história da Sierra é o material do qual grandes filmes são feitos. Há altos, baixos, mocinhos e bandidos, e por isso estamos entusiasmados em finalmente ver isso ser contado neste formato de documentário.

Na semana passada fizemos a primeira entrevista para o documentário. Foi um dia longo e cansativo. O pessoal do documentário cavou fundo e fez algumas imagens incríveis. Pensei que podíamos terminar, mas há muito mais a ser coberto. Estamos muito satisfeitos por ver que alguns dos nossos queridos criadores da Sierra, como Al Lowe e Corey Cole, também fazem parte do projeto... com muito mais por vir, nos disseram!”

Ken e Roberta (Crédito: Reprodução/Ken Williams)

Lowe e Cole são figuras importantes que passaram pela Sierra On-Line, com o primeiro sendo o criador da franquia Leisure Suit Larry, enquanto o segundo nos deu a série Quest for Glory. Embora não tenha sido citada por Ken, Lori Ann Cole, esposa de Corey, também aparecerá no documentário, afinal ela foi figura central na produção daqueles jogos de fantasia.

Ainda sem uma data prevista para o lançamento do documentário, por enquanto o que podemos fazer é nos inscrever no site do projeto e aguardar as atualizações que serão enviadas por email.

Como quero acreditar que o trabalho será bem realizado pelo pessoal da MidBoss, fiquei ansioso para assistir esse material, principalmente por não ser um grande fã dos jogos da empresa. Na época em que comecei a me interessar pelos adventures, me agradaram mais aqueles produzidos pela LucasArts, mas isso não quer dizer que não tenha um grande respeito por Ken, Roberta e os game designers que trabalharam na Sierra.

Phantasmagoria (Crédito: Divulgação/Sierra)

Ainda lembro da primeira vez que vi fotos do Phantasmagoria em alguma revista de videogames e, como grande apaixonado por terror que sempre fui, como a utilização de atores reais me pareceu tão imersivo.

Isso deve ter sido por volta de 1995 ou 1996, quando ainda me divertia apenas com um Mega Drive ou um Super Nintendo e na época, um jogo com aquele visual era o mais próximo do tão sonhado fotorrealismo. Porém, como só fui ter acesso àquele título vários anos depois, seu impacto já havia passado e ele até passou a parecer engraçado. Talvez um dia eu ainda lhe dê uma nova chance, mas a verdade é que nunca terei a experiência de encarar sua história como alguém que o fez há quase 30 anos.

Enfim, voltando à história da Sierra, após passar por vários donos, a empresa encerrou suas atividades em 2008, quando a Vivendi Games se fundiu com a Activision e formou a Activision Blizzard. Muitos lamentaram aquela situação, mas detalhes sobre esse término deixarei para que você conheça quando o Legends of Adventure for lançado.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários