Meio Bit » Hardware » CAMM2: nova RAM será padrão em laptops e desktops

CAMM2: nova RAM será padrão em laptops e desktops

SK Hynix prepara-se para introduzir memórias RAM CAMM2 DDR5 para desktops, o novo padrão modular em PCs, não apenas laptops

19/01/2024 às 8:07

Impressionante como as pessoas não leem comunicados de imprensa: em dezembro de 2023, o JEDEC, consórcio que rege os padrões para o mercado de memórias de estado sólido, anunciou que o formato CAMM2 de memórias RAM, uma evolução do original proposto pela Dell em 2022, foi padronizado para implementação em laptops... mas quase todo mundo ignorou que isso também se aplica a desktops.

Esse "detalhe" só foi notado agora, depois que a SK Hynix anunciou estar trabalhando nos primeiros módulos para desktop, ainda no padrão DDR5, em que o design pode ser tanto o CAMM2 quanto o LPCAMM2, dependendo de cada caso.

Módulos de RAM CAMM2, evolução do CAMM e ainda menores, passarão a equipar laptops e desktops (Crédito: Reprodução/Dell)

Módulos de RAM CAMM2, evolução do CAMM e ainda menores, passarão a equipar laptops e desktops (Crédito: Reprodução/Dell)

CAMM2 para todos

O comunicado do JEDEC estabeleceu dois formatos variantes: o LPDDR5/5X CAMM2, ou LPCAMM2, que segue o formato apresentado em 2023 pela Samsung, de baixo consumo energético, será o novo formato padrão para a maioria dos casos de uso em laptops, entrando no lugar dos pentes SO-DIMM, além de ser direcionado para servidores em alguns cenários.

O CAMM2, por sua vez, que segue o form factor do CAMM, chega com suporte a DDR5, mas é ligeiramente menor, e marcará presença em laptops de "alto desempenho", provavelmente os voltados ao público gamer e profissional; no entanto, e essa foi a parte do press release que todo mundo ignorou, ele também foi posicionado pelo JEDEC como o sucessor do padrão de pentes DIMM, em placas-mãe para desktops.

Ainda segundo o comunicado, o LPCAMM2 poderá ser implementado pelas OEMs (fabricantes) tanto soldado diretamente à placa, ou na forma de módulo, seguindo a ideia original da Samsung; dessa forma, ele poderá também ser adotado em desktops, dependendo do direcionamento de seus projetos.

Anunciado pela Micron em janeiro de 2024, o formato LPCAMM2 suporta uma velocidade de transferência de dados de até 9,6 GB/s, em pentes de até 64 GB; o formato LPCAMM da Samsung tinha maior densidade (até 128 GB), mas alcançava uma taxa menor, até 7,5 Gb/s. As especificações tanto deste quanto do CAMM2 ainda não foram oficialmente reveladas, mas o segundo suporta dual-channel, em que dois pentes seriam instalados em pilha, com uma PCB própria entre eles, que deverá ser ligada à placa-mãe.

Diagrama mostrando disposição de dois módulos CAMM em dual-channel (Crédito: Reprodução/Dell)

Diagrama mostrando disposição de dois módulos CAMM em dual-channel (Crédito: Reprodução/Dell)

A discussão sobre o uso do formato CAMM ou LPCAMM em desktops se estende desde que a Dell apresentou o formato em 2022, e desde o início havia a possibilidade de que o novo padrão adentrasse também os desktops, visto que a fabricante considera o DIMM e o SO-DIMM ultrapassados, e incapazes de sustentar a demanda para o futuro DDR6.

O LPCAMM, conforme apresentado pela Samsung, nascia com suporte a DDR5, embora voltado inicialmente a processadores Intel unicamente; o comunicado da Micron não menciona tais limitações, logo, subentende-se que suas memórias deverão conversar normalmente com chips da AMD.

A parte estranha dessa história, foi a quase totalidade dos canais de mídia, eu incluso, admito, terem ignorado o press release da JEDEC, visto que a implementação do CAMM2/LPCAMM2 em desktops representa uma mudança enorme de paradigma, novas gerações de placas-mãe completamente redesenhadas, com pinagem vertical para suportar os módulos, similar à instalação da CPU.

Geral só se tocou quando um representante da SK Hynix, companhia de semicondutores da Coreia do Sul e uma das principais fabricantes de RAM, disse a um jornalista presente na CES 2024, que já estão trabalhando na transição do DIMM para CAMM2 em desktops; inclusive, foi mencionado que o formato LPCAMM2 também está sendo adaptado, mas não elaborou.

Minha opinião, o CAMM2 deverá ser o formato otimizado para desktops e o LPCAMM para laptops, enquanto casos muito específicos, como laptops gamer e placas-mãe ITX, por exemplo, poderão suportar o formato divergente, seja pela maior exigência, ou pelo espaço limitado.

De qualquer forma, e independente da declaração do porta-voz da SK Hynix, uma migração de tal escala não será feita da noite para o dia, por mais que o CAMM2 e LPCAMM2 cheguem prontos para DDR5. Haverá um período de adequação do mercado, e como manda a regra, toda novidade é cara de início, o preço só cairá após a adoção, e aprovação, dos early adopters.

Porém, graças ao JEDEC ter estabelecido o CAMM2 e LPCAMM2 como novos padrões da indústria, é fato que a mudança chegará, num futuro não muito distante.

Fonte: JEDEC, ExtremeTech

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários