Meio Bit » Games » Kitbash Model Club, ou... um Kerbal Space Program de brinquedos

Kitbash Model Club, ou... um Kerbal Space Program de brinquedos

Do mesmo criador do Kerbal Space Program, Kitbash Model Club nos colocará para construir, pilotar e destruir modelos de controle remoto num vasto mapa

1 ano atrás

Em junho de 2011 um estúdio mexicano chamado Squad surpreendeu muita gente ao lançar o Kerbal Space Program. No colocando para construir foguetes com o objetivo de explorar o espaço, o simulador fez um tremendo sucesso e pouco mais de uma década depois, um dos seus criadores surge com o Kitbash Model Club, jogo com uma proposta que poderá ser tão ou até mais divertida que aquela.

Crédito: Divulgação/Floating Origin Interactive

Após atuar como codesigner do Kerbal Space Program ao lado de Paul Boyle, em 2016 Felipe "HarvesteR" Falanghe preferiu trilhar um novo caminho e fundou o Floating Origin Interactive. Na nova casa ele iniciou o seu novo projeto, cujo título seria Balsa Model Flight Simulator e com seu período de Acesso Antecipado tendo iniciado em 2021.

Repetir o sucesso que Falanghe havia alcançado com o seu trabalho anterior seria uma tarefa muito difícil, mas enquanto o novo simulador esteve disponível no Steam, pudemos ver várias pessoas decepcionadas com o que ele entregava. Como o título ainda estando bastante cru, foi normal encontrarmos críticas sobre a falta de polimento e de atualizações, algo que o autor justifica com a maior cobrança por parte dos jogadores.

Para ele, se na época em que o KSP chegou à loja da Valve as pessoas eram mais condescendentes com os jogos “inacabados”, hoje elas esperam títulos mais próximos do que teremos na versão final. Mas independentemente de ele ter razão nisso, era preciso tomar uma decisão para fazer com que sua criação fosse mais atraente e ela foi feita com a ajuda da Curve Games.

Kitbash Model Club

Crédito: Divulgação/Floating Origin Interactive

Após fechar um acordo com a editora independente, as empresas optaram por relançar o Balsa Model Flight Simulator, agora com o nome de Kitbash Model Club e pulando a etapa de Acesso Antecipado. Com previsão de chegar ao PC ainda em 2023, a nova versão ainda não terá um escopo tão amplo quanto o do Kerbal Space Program, mas deverá ser bem mais complexa do que aquilo que vimos no que estava sendo produzido.

Isso porque, se antes o foco estava nos aviões, agora o jogo tentará ser a melhor simulação possível de modelos por controle remoto. “Percebemos que estávamos nos limitando ao pensar nele apenas como um simulador de voo, porque poderia ser um simulador em escala para qualquer coisa,” explicou Felipe Falanghe. “No momento em que adicionamos novas partes, abrimos as comportas para todas essas outras coisas que o jogo deveria ser capaz de fazer.”

Isso quer dizer que o jogo nos permitirá controlar carros, barcos e aviões num mapa aberto e para quem adora esse tipo de “brinquedo”, o que o trailer de divulgação nos mostra parece a realização de um sonho.

Tudo bem, talvez eu tenha me empolgado um pouco com o anúncio, mas como sempre gostei muito de jogos que nos colocam no controle de miniaturas, como o RC Cars ou o Micro Machines, tem sido difícil não criar uma tremenda expectativa em relação a esse Kitbash Model Club. Mesmo porque, se aqueles clássicos se resumiam a jogos de corrida, este funcionará com um sandbox, nos dando liberdade para fazermos muitas coisas.

Com os veículos podendo ser criados como quisermos, com as partes utilizadas interferindo diretamente na aerodinâmica, eles poderão ser compartilhados na Oficina do Steam, o que certamente dará origem a algumas invenções tão loucas quanto interessantes. E como nem todos possuem o conhecimento e a paciência necessária para dar vida às suas ideias, essa colaboração da comunidade deverá ajudar a fazer com que o Kitbash Model Club se torne muito mais legal.

Quanto ao lugar que nos servirá de playground, dessa vez sai o universo e entra a ilha de Wirraway. Por se tratar de um jogo em que controlaremos miniaturas, a Floating Origin Interactive precisou focar em um nível de detalhes diferente daquele que costumamos ver em simuladores mais tradicionais. Como explicado por Falanghe, eles tiveram que dedicar uma maior atenção a detalhes que passam despercebidos quando estamos voando a mais de mil pés de altitude, como, por exemplo, um simples meio-fio para as calçadas.

Vale ressaltar que estamos falando de um estúdio formado por apenas três pessoas, então criar algo tão complexo não seria uma tarefa fácil. Contudo, a equipe encontrou em outro jogo uma maneira fantástica de ajudá-los neste processo: o Cities: Skylines.

“Nós realmente tivemos que repensar toda a abordagem ao design do mapa e agora estamos juntando as coisas,” revelou Falanghe. “Na verdade, acabamos refazendo todas as nossas ferramentas para gerar o mundo, a ponto de importarmos dados vetoriais do OpenStreetMap.”

Crédito: Divulgação/Floating Origin Interactive

O game designer então admitiu ter utilizado o jogo de construção de cidades com uma modificação — como a Cimtographer — para exportar os dados para o supracitado serviço, o que lhes permitiu aproveitar apenas o layout em forma de vetores. Depois foi preciso criar um modelo do mapa, escolher onde cada construção ficaria e gerar o mundo de uma maneira semi-procedural.

“Usamos [o Cities: Skylines], essencialmente, como um editor de nível bastante fácil de utilizar,” disse o autor. “Se você pensar em como o SimCity surgiu, ele originalmente era uma ferramenta de edição de níveis que o Will Wright fez para criar o mundo para um jogo de helicóptero [o SimCopter]. Portanto, há muita sobreposição, historicamente, entre os jogos de construção de cidades e os editores de níveis. Eles meio que compartilham um ancestral comum.”

Já em relação ao conteúdo que nos será oferecido, podemos esperar um modo carreira que nos colocará para realizar diversas missões; um modo livre, onde poderemos aproveitar para testar nossas criações ou simplesmente explorar Wirraway; um multiplayer para até 16 pessoas; ou ainda um editor de cenários, onde poderemos criar as mais variadas missões e objetivos.

Aparentemente, agora Felipe Falanghe e seus amigos estão no caminho certo. Pode ser que esta sua criação nunca alcance o nível do Kerbal Space Program, mas nem acho que isso chegue a ser um problema. Desde que o Kitbash Model Club nos proporcione uma experiência realmente divertida de como seria construir um modelo de controle remoto, pilotá-lo e destruí-lo sem ficarmos com peso na consciência, já estarei plenamente satisfeito.

relacionados


Comentários