Meio Bit » Hardware » Caixa de som LG Xboom Go XG9 Power: balada de mão

Caixa de som LG Xboom Go XG9 Power: balada de mão

LG Xboom Go XG9 Power chega para concorrer com a Boombox 3 da JBL, oferecendo iluminação para festas como diferencial

51 semanas atrás

A Xboom Go XG9 Power é o modelo de ponta da mais recente linha de caixas de som da LG, voltadas principalmente para uso em festas. Este modelo compete diretamente com a atual queridinha do público, a Boombox 3 da JBL, e suas capacidades sonoras são bem próximas desta.

Como diferencial, a LG adicionou à XG9 Power um sistema de iluminação por LEDs dinâmico, com uma lente emissora na parte de trás, para animar as baladas não só com música, mas também com jogo de luzes.

LG Xboom Go XG9 Power (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

LG Xboom Go XG9 Power (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

A XG9 Power é um concorrente à altura da Boombox 3? Eu a testei por duas semanas e conto o que achei dela a seguir.

Nota de transparência

Desde 2004, o Meio Bit publica análises opinativas com o intuito de ajudar os leitores a tomarem sua própria decisão de compra, seja de um gadget, um game ou um serviço/software/app. Nós somos francos em nossas opiniões e destacamos pontos positivos e negativos de igual maneira, não importando a origem dos produtos, de modo a manter a integridade e transparência do site.

Ninguém externo à redação do Meio Bit teve acesso a este review de forma antecipada, bem como não houve nenhuma interferência, pagamento ou direcionamento da LG, ou de terceiros, em relação ao seu conteúdo.

A Xboom Go XG9 Power foi fornecida pela LG como doação e não será devolvida à empresa.

Design e conexões

A Xboom Go XG9 Power vai na direção contrária da 360, e opta por um design mais clássico de boombox, visto que o objetivo é concorrer com um dos principais produtos da JBL. Sai a proposta de "som 360º autêntico", e entra uma abordagem sem inventar a roda, em um corpo sólido.

A alça distribui de forma adequada os mais de 7 kg da caixa de som, e embora pesadinha, não é difícil transportá-la. O corpo é quase todo revestido por tecido, e os radiadores passivos laterais são até bem discretos.

No topo, estão os botões Liga/Desliga, Bluetooth, Volume, Play/Pause, um dedicado para o recurso Sound Boost, e outro para ligar ou desligar a iluminação. Na parte de trás ficam as conexões físicas, sendo uma entrada P2 auxiliar, e uma USB que não serve para ler dados. Ao invés disso, ela fornece 10 W (5V/2A) para carregar outros dispositivos, como smartphones.

Assim, as duas únicas formas disponíveis para ouvir música na XG9 Power são via Bluetooth, ou pela porta auxiliar.

LG Xboom Go XG9 Power (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

LG Xboom Go XG9 Power (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

É na parte de trás, porém, que se encontra o recurso que a LG defende como o diferencial da XG9 Power, o recurso Iluminação de Palco. Trata-se de um conjunto de LEDs cuja luz é ampliada por uma lente, para criar uma ambientação sincronizada com o modo Festa, selecionado no app móvel (mais a seguir).

Em situações normais de uso (leia-se não em uma balada), a Iluminação de Palco não é tão interessante, visto que ele não funciona com outros perfis de iluminação, emitidos pelo sistema lateral, através dos radiadores, sendo que este a LG chama de Iluminação de Estúdio. Ainda assim, a intenção é bater de frente com a Boombox 3, oferecendo algo que o produto da JBL não possui.

Claro que no frigir dos ovos, o que interessa é o desempenho sonoro da caixa em uso, mas isto não deixa de ser um "algo a mais".

LG Xboom Go XG9 Power (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

LG Xboom Go XG9 Power (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Uma adição muito bem-vinda com a XG9 Power é a certificação IP67, que provê proteção contra água e poeira, algo inexplicavelmente ausente na 360, ainda mais por esta ter sido vendida como um produto para uso em ambientes externos.

Com base na certificação, esta caixa de som pode ser usada na praia sem problemas, e resiste a mergulhos acidentais de até 1 metro de profundidade, por no máximo 30 minutos.

Qualidade de som e autonomia

Pois bem, vamos ao que interessa. A Xboom Go XG9 Power é equipada com dois woofers de 4,5 polegadas, posicionados na parte frontal, e entre eles, temos um tweeter de compressão. Este conjunto consegue dar conta de graves e agudos sem distorções, mesmo nos volumes mais altos. De novo, é altamente recomendado não subir até 100% dentro de casa, pois temos 80 W RMS nos woofers, e mais 40 W no tweeter.

Na parte dos sons médios, a perda é muito pouca e vozes podem ser entendidas claramente, mesmo com a caixa não trazendo falantes dedicados, estes presentes na JBL Boombox 3. Outra vantagem da concorrente, esta crucial para alguns, é a presença de som estéreo; a XG9 Power é apenas 1.0, ou seja, mono.

LG Xboom Go XG9 Power (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

LG Xboom Go XG9 Power (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

O produto da LG suporta o recurso Wireless Party Link, que permite sincronizá-la com outras caixas similares, na opção de usar duas, não há distribuição dos sons entre elas, apenas a repetição do áudio, para aumentar a potência. Embora o app móvel use o termo estéreo, ele a menciona com a frase "ouvir no mesmo alto-falante", e basta prestar atenção para não cair na pegadinha.

Ainda assim, a qualidade do som da XG9 Power não é ruim, mesmo sendo mono. Focando nos casos de uso ilustrados pela LG, e no público alvo, esta caixa de som é indicada para uso em festas, onde o público não estará preocupado com de que lado o som X ou Y vem. A menos que seja uma balada para audiófilos, mas estes não são o consumidor típico deste modelo de caixa de som.

Por outro lado, a caixinha de 7 kg de LG se destaca no modo de uso com bateria, no que a potência sonora não sofre um downgrade, diferente da Boombox 3. A Xboom Go XG9 Power é equipada com uma de generosos 5.950 mAh, no que a LG promete "24 horas de música sem parar". Ela só não menciona que é possível chegar nessa marca apenas com moderação, desligando as luzes e mantendo o som baixo, entre 40% e 50%.

Com o sistema de iluminação ativo, mas mantendo o volume comportado, a caixa de som pediu arrego após 19 horas de uso, o que não é uma marca ruim.

LG Xboom Go XG9 Power (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Na hora da recarga, outra surpresa. A LG não implementou uma fonte interna, diferente da maioria dos produtos da linha Xboom, e com a XG9 Power, oferece um adaptador CA externo de 110 W, basicamente um modelo de notebook (ao menos, da maioria deles).

Com a bateria zerada, ele injetou 100% de carga em 5 horas e 15 minutos, atendendo a promessa da LG, de 5 horas. Na minha opinião, a bateria maior (a 360 tinha uma de 3.600 mAh) impossibilitou acondicionar a fonte dentro da caixa, e isso pode incomodar quem esperava apenas um cabo de energia comum para alimentá-la.

Software, apps e extras

Assim como outros produtos da linha de caixas de som Bluetooth da LG, a comunicação wireless com a XG9 Power é feita exclusivamente pelo app Xboom, disponível para iOS e Android. Com ele, é possível refinar o ajuste do Sound Boost, ativar o pareamento com outras caixas, e personalizar a iluminação.

A Iluminação de Palco, como já mencionado, é ativada quando o modo Festa de iluminação estiver selecionado, e a partir deste, você pode configurar as cores e intensidade das luzes, ou sincronizá-las com a música.

Controles da XG9 Power no app móvel (Crédito: Reprodução/LG)

Controles da XG9 Power no app móvel (Crédito: Reprodução/LG)

Entre outros extras, a XG9 Power pode ser usada para ativar assistentes virtuais como Siri, Google Assistente, Alexa e Bixby. Uma vez pareado com seu smartphone ou tablet, o recurso é ativado ao apertar e segurar o botão Play/Pause na caixa de som.

O problema, não há nenhum indicador da função no produto, e muita gente nem vai notar que ele existe.

Conclusão

Como uma caixa de som para uso em festas, a Xboom Go XG9 Power (que nome comprido...) é uma opção interessante à Boombox 3. O preço sugerido de ambas era originalmente bem próximo, com a JBL custando em torno de R$ 2,7 mil, mas no momento em que este texto vai ao ar, o produto da LG já pode ser adquirido por R$ 2 mil.

Pesa contra a XG9 Power o fato dela ser apenas mono, e não trazer falantes dedicados a médios, ambos presentes no produto concorrente, mas em uso, não notei grandes distorções ou mesmo a necessidade absoluta de estéreo. De fato, esta "caixinha" não faz feio.

LG Xboom Go XG9 Power (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

A LG conta com a Iluminação de Palco para diferenciar a Xboom Go XG9 Power da Boombox 3, e este fator, aliado ao preço mais em conta, deve fazer a diferença entre o público geral, que está em busca apenas de uma caixa de som potente para sonorizar suas festas.

E se gastando menos ele vai levar para casa uma balada portátil com som e luzes, melhor ainda.

Caixa de som LG Xboom Go XG9 Power — Ficha Técnica

  • Modelo: LG-XG9QBK;
  • Quantidade de canais: 1.0;
  • Potência: 120 W (RMS);
  • Alto-falantes: 2 woofers de 4,5" e 1 tweeter de compressão;
  • Conexões: Bluetooth 5.1;
  • Portas: 1 USB 2.0 e 1 entrada P2;
  • Extras: Wireless Party Link, permite conectá-la a outra caixa de som compatível para ambas reproduzirem o mesmo conteúdo simultaneamente;
  • Bateria: 5.950 mAh;
  • Consumo de energia: ~0,5 W (stand by);
  • Alimentação: Adaptador CA de 110 W, 19 V, 50/60 Hz;
  • Dimensões: 52,4 24,5 x 19 cm;
  • Peso: 7,1 kg.

Pontos fortes:

  • Bem potente, com boa definição de graves e agudos;
  • Modo de iluminação é um diferencial;
  • Proteção contra água, finalmente (por que raios a 360 não tinha?);
  • Bateria dura o dia inteiro, sendo comedido.

Pontos fracos:

  • Nada de som estéreo;
  • Sem falantes para médios;
  • Fonte um tanto exagerada.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários