Meio Bit » Entretenimento » Ash Ketchum enfim é campeão mundial de Pokémon. E agora?

Ash Ketchum enfim é campeão mundial de Pokémon. E agora?

Levou "só" 25 anos para Ash se tornar o maior treinador Pokémon do mundo, mas será que sua Jornada chegou ao fim?

1 ano atrás

Levou um tempão, mas finalmente aconteceu: Ash Ketchum se tornou, como na versão em inglês da 1.ª abertura de Pokémon, o "very best". No mais recente episódio da 25.ª temporada do anime, localizado no Brasil como Jornadas Supremas Pokémon, o incansável protagonista da série venceu a Liga Mundial e se sagrou, enfim, o maior treinador de monstrinhos de bolso do mundo.

Porém, a falta de informações sobre próximos desenvolvimentos da série, que completou 25 anos em 2022, levou fãs a especularem, que uma vez tendo chegado ao topo, a Jornada Pokémon de Ash tenha finalmente chegado ao fim.

Ash passou 25 anos com 10 anos de idade, até se tornar o treinador N.º 1 do mundo. Qual a sua desculpa? (Crédito: Divulgação/The Pokémon Company/TV Tokyo)

Ash passou 25 anos com 10 anos de idade, até se tornar o treinador N.º 1 do mundo. Qual a sua desculpa? (Crédito: Divulgação/The Pokémon Company/TV Tokyo)

A novidade foi compartilhada pelo canal de imprensa oficial da The Pokémon Company (TPC), a joint venture gerenciada pela Nintendo e as desenvolvedoras dos games originais, Game Freak e Creatures, após a exibição no Japão do episódio 153 da atual temporada, com a conclusão da batalha entre Ash/Satoshi e Leon/Dande, na final do Torneio dos Oito Mestres do Campeonato da Coroação Mundial (que nome comprido).

A TPC usou seus canais oficiais para compartilhar globalmente a novidade, já que o anime de Pokémon está adiantado no Japão em relação ao resto do mundo, onde ele é distribuído com exclusividade pela Netflix. Nos Estados Unidos e Reino Unido, as finais devem ser exibidas apenas no fim de dezembro, enquanto no Brasil, os episódios demorarão um pouco mais para chegar.

A batalha final seguiu conforme o esperado, com o time de Ash reduzido no confronto final ao igualmente incansável Pikachu, visto que Dragonite, Gengar, Lucario, Sirfetch’d e Dracovish já tinham sido eliminados. Por sua vez, o último pokémon disponível para Leon era o Charizard.

Em 25 anos, Ash Ketchum enfrentou diversos desafios, de rivais em torneios e fora deles, a vilões mais ou menos competentes (mas todo mundo ama Jesse, James e Meowth), mas ao longo de diversas temporadas, o eternamente jovem treinador de Pallet ficou preso a uma regra não escrita, muito provavelmente determinada pela Nintendo.

Pokémon e o valor da derrota

Se pegarmos todas as 25 temporadas de Pokémon, Ash chegou às finais de diversas ligas, mas venceu apenas duas vezes, sem contar a atual: a Liga Laranja, que não é canônica e fez parte de uma sequência de episódios filler, para tampar buracos na programação, e mais recentemente, a Liga de Alola, considerada seu primeiro triunfo "real".

Tire estas duas conquistas, e a carreira de Ash Ketchum se resume a um festival de segundos lugares, no que no Brasil lhe rendeu inclusive comparações jocosas ao Vasco da Gama. Muitos fãs, ao longo dos anos, foram se irritando com cada novo tropeço do protagonista, e insistiam que já era hora de Ash vencer, ao menos uma vez, o que só aconteceu em 2019.

Com o tempo, ficou evidente que Ash sempre perder nas finais era uma regra estabelecida pela TPC, no que muitos acreditam ser influência da Nintendo, preocupada em ensinar valores como paciência e perseverança aos espectadores, em sua maioria, crianças.

Esta não é uma noção exclusiva de Pokémon. Akira Toriyama usou o mesmo recurso em Dragon Ball, ao fazer Mestre Kame entrar nos primeiros Torneios de Artes Marciais exibidos no mangá e anime, disfarçado de Jackie Chun. Segundo ele, Goku e Kurilin ainda eram jovens demais para se tornarem campeões, o que poderia deixá-los convencidos e arrogantes.

Em Pokémon, as lições passadas através das derrotas de Ash são "nunca desistir", e "sempre melhorar", além de ensinar humildade ao protagonista, e a verdade de que "sempre haverá um peixe maior".

As várias derrotas de Ash ao longo dos anos (Crédito: Reprodução/The Pokémon Company/TV Tokyo/Netflix)

As várias derrotas de Ash ao longo dos anos (Crédito: Reprodução/The Pokémon Company/TV Tokyo/Netflix)

Claro, há outras questões relacionadas, além da Nintendo bancando a professora da criançada, como a noção de que uma vez que Ash chegasse ao topo, o único destino restante seria para baixo, e isso não seria interessante exibir na série.

Assim, havia a possibilidade de que, uma vez que a TPC estivesse pronta para deixar Ash vencer uma Liga Pokémon de verdade, o anime estaria se aproximando do fim, o que nos traz à situação de agora.

Oficialmente, a The Pokémon Company é só festa. Taito Okiura, VP de Marketing, disse o seguinte:

“A determinação e perseverança de Ash para atingir seu objetivo de ser tornar o melhor Treinador de Pokémon do mundo durante 25 temporadas representa, da melhor forma possível, o que é ser um Treinador (...).

Mal podemos esperar para celebrar este momento com os fãs de Pokémon quando a mais nova temporada da série Jornadas Supremas Pokémon e seus episódios repletos de aventura forem ao ar ao redor do mundo no ano que vem. Esta é uma temporada que os fãs não irão querer perder por nada!”

No entanto, a TPC até agora não anunciou uma nova temporada de Pokémon, que em tese, cobriria os lançamentos de Pokémon Scarlet e Pokémon Violet para o Nintendo Switch. Por via de regra, cada nova geração dos games principais se converte em mais uma região para Ash, Pikachu e seus amigos explorarem.

E agora, Ash?

No Japão, a TV Tokyo irá exibir os 3 últimos episódios de Jornadas Supremas Pokémon nas próximas semanas, no que muita gente está especulando que eles encerrarão a série em definitivo, ou ao menos trocarão o protagonista, o que explicaria introdução do treinador Goh nas temporadas recentes; alguns acreditam que haverá uma passagem de tocha para o novato.

O nome do último episódio, traduzido como "Pokémon! Sou Feliz Por Ter Escolhido Você!", seria uma referência ao primeiro episódio do anime, "Pokémon -  Eu Escolho Você!", em que Ash e Pikachu se encontram pela primeira vez, o que só alimenta as teorias da conspiração. Além da postagem oficial, ninguém na TPC diz nada sobre o futuro da série.

Independente do destino de Ash, Pikachu e companhia na TV, é preciso reconhecer que coisas boas acontecem para quem é persistente, e para muitos fãs, Ash finalmente levantar o troféu de Maior Treinador Pokémon do Mundo é algo que eles esperavam ver por muito, muito tempo.

Onde assistir:

Os 48 primeiros episódios de Jornadas Pokémon, dublados em português, estão disponíveis na Netflix.

Fonte: The Pokémon Company

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários