Meio Bit » Games » Impy Awards, a premiação que você (provavelmente) não conhece

Impy Awards, a premiação que você (provavelmente) não conhece

Visando prestigiar as melhores criações feitas com o Dreams, da Media Molecule, o Impy Awards é uma boa maneira de conhecermos jogos inovadores

2 anos atrás

The Game Awards, Golden Joystick Awards, BAFTA Video Games Award, Game Developers Choice Awards... A indústria de games está repleta de premiações que ano após ano se dedicam a escolher os melhores títulos lançados e entre esses eventos existe um que possui bem menos visibilidade, estou falando do Impy Awards.

Impy Awards

(Crédito: Divulgação/Media Molecule)

Já na sua terceira edição, é bem provável que você nunca tenha ouvido falar nela, mas isso não quer dizer que tal premiação não tenha sua importância, afinal, qual outra é voltada para jogos criados dentro de outro jogo?

Sim, o Impy Awards foi idealizado pela Media Molecule para celebrar as melhores projetos feitos com o Dreams, jogo que o estúdio lançou em 2020 para o PlayStation 4 e que serve como uma ferramenta incrível para quem sempre desejou desenvolver seus próprios games.

Em um evento que se estendeu por duas horas e que pode ser assistido no vídeo mais abaixo, o estúdio revelou os vencedores das 23 categorias que faziam parte desta edição do Impy Awards, nos dando uma noção do que pode ser feito no Dreams. Tudo bem, a maioria das pessoas nunca conseguirá chegar a esse nível, mas ainda assim é uma bela demonstração do que a ferramenta pode proporcionar.

Contudo, além de prestigiar o excelente trabalho realizado por aqueles que se dedicam a criar usando o Dreams, uma premiação como essa é também uma excelente oportunidade para encontrarmos o que jogar por lá. De títulos que impressionam pela qualidade visual ou direção artística, até aqueles que nos entregam ótimas narrativas, há opções para todo tipo de jogador.

The War to End All Wars venceu como melhor narrativa (Crédito: Reprodução/DerAnder 96/Media Molecule)

Porém, entre as categorias disponíveis, aquelas que mais chamam a minha atenção são as que celebram jogos com as melhores ou mais inovadoras jogabilidades. Neste ano os premiados por isso foram o Claustrofactory e o Impressionable, jogos que poderiam muito bem ser lançados de maneira independente.

Aliás, logo após o lançamento do Dreams o pessoal da Media Molecule chegou a falar sobre a possibilidade de lançar algumas criações de maneira independente, o que significa que elas não precisariam da ferramenta para funcionar. Pelo menos por enquanto esse interesse não se materializou, impedindo assim que um público muito maior tenha a possibilidade de conhecer o que tem sido feito por lá.

Portanto, o privilégio de experimentar os vencedores do Impy Awards fica para quem possui uma cópia do Dreams e se você é uma dessas pessoas, acredito que vale a pena dar uma olhada na lista abaixo, visitar a página deles e marcar para jogá-los assim que tiver a oportunidade. Desta forma você poderá ter algumas experiências bem interessantes e quem sabe, até se inspirar para criar seus próprios jogos.

Os vencedores do Impy Awards 2022

The Idyllium, o grande vencedor do Impy Awards (Crédito: Reprodução/ ZIIQ, Kelekosi e Bevis2 /Media Molecule)

Já para conhecer todos os indicados ao Impy Awards 2022, basta visitar esta página. Por lá é possível encontrar uma grande quantidade de jogos e para quem gosta de conhecer títulos de menor porte ou que fogem dos padrões da indústria, o Dreams pode ser uma ótima opção.

Eu só continuo lamentando o fato de uma ferramenta tão poderosa quanto esta permanecer exclusiva das plataformas PlayStation. Com tantos jogos da empresa fazendo a transição para o PC, acredito que poucos poderiam ser mais indicados para a plataforma quanto o título da Media Molecule.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários