Meio Bit » Games » Os piores jogos lançados em 2021

Os piores jogos lançados em 2021

Metacritic divulga lista com o piores jogos de 2021 e vários jogos baseados em marcas famosas aparecem entre os 10 primeiros

2 anos atrás

Se as premiações de final de ano podem ser uma ótima maneira de conhecermos alguns bons jogos que deixamos passar, há pelo menos uma lista que pode servir para evitarmos algumas bombas. Organizada pelo site Metacritic, ela traz os jogos com as piores médias de 2021 e se no ano passado os 10 primeiros lugares foram dominados por títulos desconhecidos, desta vez há algumas presenças marcantes.

eFootball 2022 - Piores jogos de 2021

Crédito: Divulgação/Konami

Para começar, vamos direto ao topo da lista dos piores jogos de 2021, posição esta que o Konami teve o desprazer de conquistar. Com um média de apenas 25 pontos no PC, o eFootball 2022 surgiu como uma promessa de revolucionar os jogos de futebol, mas o que vimos foi uma avalanche de problemas e um título que claramente ainda precisa de muito polimento.

Embora a desenvolvedora japonesa prometa melhorar a qualidade geral do seu simulador de futebol, as atualizações estão demorando a chegar e o que muitos estão se perguntando é até onde esse péssimo lançamento poderá afetar a ideia de criar um jogo que funcionaria como uma plataforma, com as mudanças sendo feitas com o passar do tempo.

É importante dizer que esta média registrada no PC é composta por apenas sete análises, mas basta darmos uma olhada nas redes sociais ou na página do jogo no Steam para vermos que com os jogadores a situação do eFootball 2022 não é muito diferente. No caso da loja da Valve, apenas 8% das pessoas fizeram uma avaliação positiva.

Sim, Claude, nós também ficamos desapontados (Crédito: Divulgação/Rockstar)

Outro que chama a atenção por figurar em uma lista dos piores jogos de 2021 é o Grand Theft Auto: The Trilogy - The Definitive Edition. Podendo ter sido uma ótima oportunidade de revisitarmos os três primeiros capítulos da série em 3D, a coletânea tem sido duramente criticada e a sua versão para o Switch levou uma média de apenas 47.

Alguém poderia dizer que o problema está na falta de capacidade de processamento do híbrido da Nintendo, mas ao vermos as médias nas outras plataformas percebemos que o trabalho realizado pela Rockstar e pela Grove Street Games foi muito ruim. Enquanto no PC esta remasterização tem média 49, no PlayStation 5 e no Xbox Series ela até se saiu um pouco melhor, mas alcançou apenas 55 e 56, respectivamente.

Aqui novamente temos a promessa de que os estúdios estão dedicados a melhorar o que nos foi entregue e embora a coletânea já tenha recebido algumas correções, ainda parece haver um longo caminho até que ela possa ser considerada uma edição realmente definitiva.

Essa lista com os piores jogos de 2021 também serviu para me fazer lembrar de outra grande decepção, o Balan Wonderworld. Talvez eu esteja sozinho nesta, mas a verdade é que tinha uma grande expectativa pelo novo jogo de Yuji Naka e quando finalmente coloquei as mãos no game, não foi divertido.

Outrora um sujeito brilhante, tendo sido capaz de nos dar pérolas como o Sonic the Hedgehog, Nights into Dreams e Phantasy Star Online, o game designer japonês há muito não consegue emplacar um ótimo jogo e enquanto acompanhava o desenvolvimento do Balan Wonderworld me iludi achando que seria dessa vez. Infelizmente não foi.

Também é triste ver outras duas produções baseadas em marcas famosas figurando nesta lista, estou falando do Werewolf: The Apocalypse – Earthblood e do Necromunda: Hired Gun. Nascidos dos jogos de tabuleiro World of Darkness e Warhammer 40,000, avaliações tão negativas servem para mostrar que de nada adianta ter uma marca poderosa por trás, se a qualidade do game for tão baixa.

Tudo bem, jogos licenciados muitas vezes precisam lidar com uma expectativa bastante elevada, mas é impressionante como em pleno 2021 ainda exista estúdios que preferem apostar que algo venderá apenas por causa do nome que carrega consigo. Bom, o pior é que vende e a prova está nesta tática que continua sendo explorada.

Abaixo você confere a lista com os 10 piores jogos de 2021 de acordo com o Metacritic e deixo a pergunta: qual outro título te decepcionou este ano? Eu citaria o Dungeons & Dragons: Dark Alliance, que mesmo não tendo achado tão horrível quanto muitos defendem, confesso que esperava uma aventura muito melhor do que ela acabou sendo.

  1. eFootball 2022 (PC) - 25
  2. Balan Wonderworld (Switch) - 36
  3. Werewolf: The Apocalypse - Earthblood (PS4) - 42
  4. Taxi Chaos (PS4) - 41
  5. Of Bird and Cage (PC) - 44
  6. Grand Theft Auto: The Trilogy - The Definitive Edition (Switch) - 47
  7. I Saw Black Clouds (PS4) - 48
  8. Arkham Horror: Mother's Embrace (PC) - 48
  9. Demon Skin - 48
  10. Necromunda: Hired Gun (PS4) - 49

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários