Meio Bit » Games » Documentário revela detalhes de jogos cancelados pela Valve

Documentário revela detalhes de jogos cancelados pela Valve

Graças ao documentário Half-Life: Alyx – Final Hours, agora sabemos que vários jogos estavam sendo criados pela Valve, incluindo o Half_life 3 e o Left 4 Dead 3

4 anos atrás

As desenvolvedoras de games raramente revelam informações sobre os seus bastidores, mas se tem uma empresa cujos detalhes são ainda mais obscuro, é a responsável pela série Half-Life. Por isso, foi com grande expectativa que algumas pessoas receberam a notícia de que o jornalista Geoff Keighley estava produzindo um documentário sobre a Valve e devido à disponibilização do material, diversos segredos de projetos cancelados foram descobertos.

Documentário - Valve

Intitulado Half-Life: Alyx – Final Hours, o documentário que acaba de chegar ao Steam faz um apanhado sobre a última década da Valve e graças a ele, agora sabemos que durante este período não só o Half-Life 3 esteve em produção, como outros quatro capítulos da série poderiam ter sido lançados.

No caso do tão aguardado jogo protagonizado por Gordon Freeman, a ideia seria entregar uma aventura que fosse gerada proceduralmente, algo no estilo de um rogue-lite e que foi baseado naquilo que vimos na séria Left 4 Dead. Um exemplo seria uma missão em que o jogador teria que entrar num prédio gerado aleatoriamente para resgatar um prisioneiro. Durante o caminho ele teria que enfrentar inimigos que a cada incursão estariam em locais diferentes, fazendo assim com que uma partida nunca fosse igual a outra.

De acordo com o documentário, o pessoal da Valve chegou a escanear o rosto de Frank Sheldon, ator que representa o G-Man na franquia, mas como a engine Source 2 ainda não estava pronta, o desenvolvimento que ocorreu entre 2013 e 2014 não chegou a avançar muito.

Sobre as outras tentativas de dar continuidade à franquia Half-Life, apenas duas foram mais detalhadas no vídeo. Uma delas era conhecida pelo codinome Shooter e deveria ser incluída no The Lab, aquele conjunto de experimentos que a Valve criou para dispositivos de realidade virtual. Usando arquivos criados para o Half-Life 2, o jogo nos colocaria no meio de curtos tiroteios, funcionando como se fosse um passeio num parque de diversões tendo a série como tema.

Já o outro, chamado Borealis, também tinha a realidade virtual como foco e abordaria o navio que aparece no Half-Life 2: Episode 2. Com seu roteiro tendo sido escrito por Marc Laidlaw, o jogo se passaria logo após o final daquele episódio, mas também falaria sobre a Guerra das Sete Horas.

O documentário ainda revelou que grande parte dos funcionários da Valve gostariam de criar um Half-life que não fosse voltado para a realidade virtual, com ele podendo ser lançado também para consoles. No entanto, sempre pairou a dúvida em relação a empresa permitir que algo desta magnitude fosse desenvolvido e por enquanto o futuro da série permaneça desconhecido.

Left 4 Dead 3, um RPG e outras coisinhas

Porém, não foi apenas a série Half-Life que viu projetos serem cancelados pela Valve nesta última década. Entre aqueles que não chegaram a sair do papel, temos duas tentativas de trazer os zumbis da empresa de volta ao mercado. Uma delas era conhecida como Left 4 Dead 3 e além do jogo se passar no Marrocos, tinha como objetivo nos colocar para enfrentar centenas de mortos-vivos ao mesmo tempo. O que pôs fim à criação foi o mesmo problema enfrentado pelo HL3, que era o fato da Source 2 ainda estar em desenvolvimento.

Já o outro projeto vinha sendo chamado internamente de Hot Dog e embora maiores detalhes sobre ele não tenham sido dado, o codinome foi uma maneira de impedir que o público soubesse que se tratava de algo relacionado à franquia Left 4 Dead.

Por fim, o documentário também revelou que outros três jogos chegaram a estar sendo produzido pela Valve, sendo um RPG que tinha como inspiração jogos como The Elder Scrolls, Dark Souls e Monster Hunter; um feito com voxels, onde poderíamos criar e destruir o cenário, no estilo de um Minecraft; e um que estava sendo desenvolvido pela equipe que criou Kerbal Space Program, também voltado para a realidade virtual.

Fonte: Den of Geek.

relacionados


Comentários