Meio Bit » Hardware » CES 2020 e a Olimpíada dos Notebooks

CES 2020 e a Olimpíada dos Notebooks

Conheça os vários notebooks apresentados na CES por diversas fabricantes, como ASUS, HP e Samsung, para diversos perfis de consumidores

4 anos atrás

A CES 2020 é um terreno fértil para novos notebooks: todo ano, diversos fabricantes apresentam produtos para vários perfis de consumidores, indo do casual ao gamer e corporativo. Em 2020 não é diferente, e reunimos aqui algumas das novidades mais relevantes.

ASUS / ASUS ROG Zephyrus G14 / notebooks

ASUS ROG Zephyrus G14

Notebooks ASUS ROG Zephyrus G14: LEDs na tampa

Os dois novos notebooks gamer da linha ASUS ROG vêm com o processador AMD Ryzen 7 4800HS, GPUs até a nVidia GeForce RTX 2060 e até 32 GB de RAM. O ROG Zephyrus G14 possui tela de 14", com resolução Full HD a 60, Full HD a 120 Hz ou Quad HD a 60 Hz, enquanto o ROG Zephyrus G15 traz 15,6" e somente Full HD, mas com opções de 144 Hz ou 240 Hz, esta com tempo de resposta de 3 ms.

O G14 é o mais chamativo: ele usa um sistema de dobradiça chamado ErgoLift, que deixa o teclado em um ângulo elevado para prover mais conforto na hora de digitar, enquanto o G15 conta com um design similar, que "melhoram o fluxo de ar em até 17%". No entanto, o recurso que mais chama a atenção é a tampa do G14: 1.215 mini-LEDs formam uma tela dot-matrix programável, que a ASUS chama de "AniMe Matrix", só para ser diferente.

Ambos chegam ao mercado no segundo trimestre; os preços não foram revelados.

ASUS TUF Gaming: notebooks gamer econômicos, ou não

ASUS / ASUS TUF Gaming A15 / notebooks

ASUS TUF Gaming A15 e F15

Ainda com a ASUS, os notebooks TUF Gaming A15, F15, A17 e F17 miram no consumidor gamer intermediário, embora suas especificações sejam de ponta: processadores mobile AMD Ryzen 4000 nos modelos A15 e A17, ou Intel Core de 10ª geração (ainda não anunciados) nas versões F15 e F17, placas de vídeo até a RTX 2060, até 32 GB de RAM DD4 e SSD de 1 TB M.2 NVMe, displays Full HD de 15,6 polegadas e 144 Hz, ou 17"e 120 Hz, compatíveis com FreeSync.

O design varia conforme o modelo: o A15 e o A17 são mais discretos, enquanto o F15 e o F17 possuem uma tampa mais angulada. De qualquer forma, o corpo é de plástico em todas as versões. A ASUS informa que o sistema de refrigeração é potente o bastante para deixar as temperaturas baixas, e o acesso à RAM e às duas baias M.2 é o mais simples possível.

Os notebooks ASUS TUF Gaming A15 e A17 estarão disponíveis ainda no 1º trimestre, enquanto o F15 e o F17 ainda não possuem data; os preços não foram revelados.

ASUS e Samsung: Cromebooks com Projeto Athena

Samsung / Galaxy Chromebook / notebooks

Samsung Galaxy Chromebook

O Projeto Athena, anunciado na CES 2019 visa definir novos padrões para ultrabooks, de modo a oferecerem maior tempo de bateria, suporte a 5G, maior performance e recursos de IA, em um design de placa-mãe reduzido. Esta proposta cai como uma luva para a linha Chromebook, que agora está sendo aproveitada por Samsung e ASUS.

Começando pelos coreanos, o novo Galaxy Chromebook conta com um display AMOLED 4K de 13,3 polegadas, com suporte a HDR chegando posteriormente, processador Intel Core i5 de 10ª geração compatível com o Projeto Athena, até 16 GB de RAM, até 1 TB de SSD e conexão de rede compatível com Wi-Fi 6, suporta S Pen e traz leitor de impressões digitais. O corpo de alumínio pode ser vermelho ou cinza, e o peso total é de apenas 1,04 kg.

Ele chega ao mercado no fim de março, por cerca de US$ 1 mil.

 

ASUS / Chromebook Flip

ASUS Chromebook Flip C436

Por sua vez, o Chromebook Flip C436 da ASUS traz também processador Intel Core de 10ª geração, até 16 GB de RAM, SSD de até 512 GB e um display touch NanoEdge (bordas mínimas) de 13 polegadas, com resolução não revelada. O corpo também é de alumínio, com o conjunto todo pesando quase o mesmo que o Galaxy Chromebook, 1,08 kg.

Diferente da Samsung, a ASUS não informou preço ou data de lançamento.

HP Elite Dragonfly G2: 5G e reastreador

HP / HP Elite Dragonfly G2

HP Elite Dragonfly G2

A HP também levou novidades para a CES 2020, na forma do Elite Dragonfly G2. A segunda geração da linha Dragonfly pode ser equipado com processadores Intel Core i3, i5 ou i7 de 10ª geração, armazenamento de 128 a até 2 TB via SSD, até 16 GB de RAM LPDDR3, e um display de 13,3" Full HD ou 4K, o que é estranho, já que como seu antecessor, ele não possui GPU dedicada, por ser voltado para o usuário corporativo.

No entanto, ele possui dois itens opcionais curiosos: o primeiro é um modem Qualcomm X55 LTE+ 5G, que (thanks, Capitão Óbvio) oferece suporte a redes 4G e 5G, útil para quem precisa trabalhar remotamente e não quer consumir o pacote de dados do celular com tethering.

O segundo é um rastreador interno da Tile, empresa especializada em componentes de localização para notebooks; ele usa Bluetooth e com seu celular ou outro dispositivo, o usuário é capaz de saber facilmente onde o Elite Dragonfly G2 está; se fora do alcance, o app da Tile exibirá a última posição conhecida.

A HP não divulgou datas ou preços, mas tudo indica que ele será majoritariamente oferecido a empresas.

relacionados


Comentários