Meio Bit » Games » Mortal Kombat e o renascimento pelas mãos da NetherRealm

Mortal Kombat e o renascimento pelas mãos da NetherRealm

Analista do NPD Group revela os jogos de luta mais vendidos nos EUA e força tanto da NetherRealm quanto da série Mortal Kombat chamam atenção

4 anos atrás

Após passar boa parte dos anos 90 entre os jogos de luta mais adorados, a década seguinte foi impiedosa para a série Mortal Kombat. Com alguns lançamentos de qualidade questionável, a marca começou a perder força, até que em 2009 a Midway Games entrasse com um pedido de falência. Enxergando ali uma boa oportunidade, a Warner Bros. tratou de adquirir a franquia, iniciando um processo de retomada que eu não imaginava que seria possível.

Mortal Kombat

Mantendo algumas das principais mentes por trás da franquia, entre elas o seu criador Ed Boon, a nova desenvolvedora batizada como NetherRealm Studios passou a trabalhar num recomeço para série e em 2011 lançou o jogo conhecido apenas como Mortal Kombat. O sucesso foi imediato, o que abriu as portas para que o estúdio recebesse a missão de criar um jogo de luta baseado nos personagens da DC e em 2013 recebemos o excelente Injustice: Gods Among Us.

Mas em se tratando especificamente da série em que a violência sempre foi marca registrada, eu preciso confessar que nunca acreditei que um dia ela poderia voltar a ser tão importante e hoje sei o quanto estava enganado. Além de cada capítulo desde a fundação da NetherRealm ter recebido muitos elogios, eles também tem se mostrado grandes sucesso comerciais.

Quem revelou tal informação foi o analista de mercado Mat Piscatella, funcionário do NPD Group e que através da sua conta no Twitter divulgou uma lista com os cinco jogos de luta mais vendidos para PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One. Levando em consideração apenas as vendas físicas nos Estados Unidos e os dados obtidos pela sua empresa, o resultado foi o seguinte:

PlayStation 4
Nintendo Switch
Xbox One
1. Mortal Kombat X 1. Super Smash Bros. Ultimate 1. Mortal Kombat X
2. Mortal Kombat 11 2. Pokken Tournament DX 2. Injustice 2
3. Injustice 2 3. ARMS 3. Mortal Kombat 11
4. Dragon Ball: Fighterz 4. Mortal Kombat 11 4. Dragon Ball: Xenoverse 2
5. Dragon Ball: Xenoverse 2 5. Dragon Ball: Xenoverse 2 5. Dragon Ball: Xenoverse

De cara o que mais chama a atenção é o fato de tanto no console da Sony quanto no da Microsoft a NetherRealm controlar as três primeiras posições, variando apenas a ordem do segundo e terceiro colocado. No caso da Nintendo o desempenho pode até não ser tão bom, mas ainda assim temos a presença do Mortal Kombat 11 e ele só perde para títulos exclusivos do Switch.

Contudo, o que mais me impressionou foi a constatação de que a Capcom não conseguiu emplacar o seu Street Fighter V entre os mais vendidos para PlayStation 4. Outra ausência sentida foi a do Tekken 7 e a do SoulCalibur VI, pois apesar da Bandai Namco ter conseguido bons resultados com os Dragon Balls, suas franquias próprias parecem não ter tanta força quanto eu poderia imaginar.

Isso no entanto não quer dizer que os jogos citados tenham registrado um mau desempenho comercial e o motivo para pensar assim se deve as vendas digitais. Porém, o que explicaria um Mortal Kombat 11 ou um Injustice 2 conseguir vender mais cópias físicas do que um título tão popular como um Street Fighter?

Especulações a parte, o fato é que nos últimos anos Boon e seus companheiros na NetherRealm tem conseguido resgatar o brilho de uma das franquias mais conhecidas da indústria e isso é uma façanha que merece ser espeitada.

Fonte: VG247

relacionados


Comentários