André Fogaça 3 anos e meio atrás
O Google finalmente lança uma caixa de som inteligente no Brasil, que é o Google Nest Mini e que já teve o nome de Home Mini. Ela é a mais simples de toda a linha de smart speakers da empresa, concorre diretamente com o Echo Dot da Amazon e desembarca em terras tupiniquins com o mesmo preço de sua rival.
O Google Nest Mini tinha nome de Home Mini até a metade de outubro deste ano e é a caixa de som mais simples da linha, que oferece lá fora o Google Home (mais potente) e o Google Home Max - ainda mais potente e volumosa. Mesmo que com falantes menos fortes, os recursos inteligentes do Nest Mini são os mesmos em todos os modelos.
Isso significa que você pode e deve utilizá-los pela voz, chamando o Google Assistente pra coisas que você está com preguiça de fazer agora, mas ainda assim quer fazer. Tipo tocar música por serviços como Spotify, YouTube Music e TuneIn, escutar podcasts, colocar um filme da Netflix em uma TV que tem o Chromecast plugado nela, escutar sua agenda de compromissos, a previsão do tempo e de trânsito, ligar a lâmpada inteligente e indo até fazer uma ligação de voz com alguém que ainda tem o Google Duo instalado no smartphone.
Ele também pode funcionar via Bluetooth com qualquer coisa que utilize Bluetooth, ou então via Cast fazendo as vezes de um Chromecast Audio.
Este é o primeiro hardware do Google que foi lançado já com pensamento no Google Assistente e que chega ao Brasil. O Assistente já fala português desde o começo deste ano e está presente em smartphones Android, nos iPhones, iPads, iPods Touch e computadores (via navegador), além de algumas caixas inteligentes de empresas como JBL e TVs com Android TV (como as da Sony e TCL) e algumas LG.
O corpo do Nest Mini é feito em tecido que nasceu de garrafas pet que não foram jogadas no mundo e que foram corretamente recicladas. Mesmo pequeno, nesta geração (é a segunda) o Google promete que ele tem graves duas vezes mais potentes e isso é essencial, já que a concorrência (leia Echo Dot) utilizou este “problema” de potência sonora pra vender seu smart speaker.
Além de um falante mais forte, o modelo que chega ao Brasil tem um chip capaz de realizar algumas ações do Google Assistente localmente, de forma que lembra bastante os smartphones.
O Google Nest Mini chega ao Brasil amanhã (12) nas cores cinza e preto, custando R$ 349. É um valor elevado quando o custo de US$ 49 dos Estados Unidos é levado em conta, mas é o mesmo valor praticado por seu único concorrente por aqui, que chegou algumas semanas antes.