Meio Bit » Filmes e séries » The Aeronauts: trailer mostra Eddie Redmayne e Felicity Jones nas alturas

The Aeronauts: trailer mostra Eddie Redmayne e Felicity Jones nas alturas

Eddie Redmayne e Felicity Jones viajam em um balão para resolver alguns enigmas da meteorologia no trailer de The Aeronauts, inspirado em fatos reais

4 anos e meio atrás

Foi divulgado o segundo trailer de The Aeronauts (Os Aeronautas), filme no qual o meteorologista e astrônomo James Glaisher pede a ajuda da aeronauta Amelia Wren e seu balão para voar até uma altura até então nunca visitada antes, para medir com equipamentos científicos como a atmosfera se comporta em alturas elevadas.

A história é inspirada em fatos reais, mas a produção tomou algumas liberdades, sendo que a principal delas é que a personagem Amelia Wren não existiu de verdade, ela foi criada para substituir o cientista Henry Coxwell, um cientista que realmente acompanhou James Glaisher no balão, e inclusive salvou a sua vida.

É claro que estamos falando de um filme, e que a história real está lá para quem quiser saber mais sobre os seus verdadeiros heróis, mas vale deixar registrado que foi Henry Coxwell que quebrou o recorde de altitude em 5 de setembro de 1862 ao lado de James Glaisher, chegando a uma altura estimada de 11.200 metros.

Apesar de não ter existido nessa história em si, Amelia Wren simboliza duas mulheres aeronautas reais, que foram sim muito importantes na história do balonismo (além dela ter sido batizada em uma clara homenagem a lendária aviadora Amelia Earhart).

A primeira das inspirações por trás da personagem Amelia Wren é Sophie Blanchard, a primeira mulher balonista da história, que se tornou famosa após a morte de seu marido, e chegou a se apresentar tanto para Napoleão Bonaparte, que a designou Aeronauta de Festivais Oficiais, quando para o Rei Luís XVIII, que mudou seu título para Aeronauta Oficial da Restauração. Quem contou sobre essa referência foi a própria Felicity Jones, em uma entrevista no final do ano passado. Blanchard acabou tendo um fim trágico, ao contrário da segunda aeronauta homenageada, Margaret Graham.

A Sra. Graham foi uma uma balonista britânica que fazia de seus voos verdadeiros eventos de entretenimento, e foi a primeira mulher inglesa a realizar um voo solo em um balão em 1826, além da primeira a realizar um voo noturno, e vários voos com seu marido, o também balonista George Graham. Margaret teve uma carreira que durou mais de 30 anos, inclusive sobrevivendo a um acidente quando seu balão pegou fogo na descida em 1850, o que não a impediu de continuar voando.

Margaret Graham acabou morrendo pacificamente em seu sono, deitada em sua cama, depois de uma vida muito bem vivida, e Henry Coxwell, inclusive, era um admirador dos seus feitos. Assim como as duas, existem muitas mulheres que fizeram parte da conquista dos céus.

Os motivos para essa troca de gênero e de personagem de Coxwell para Amelia Wren pode ter sido tentar tornar o filme mais atrativo para as novas audiências, com a notável química entre os atores Eddie Redmayne e Felicity Jones, que é conhecida desde que os dois atuaram juntos em A Teoria de Tudo, filme com o qual Eddie ganhou o Oscar de melhor ator pela sua interpretação de Stephen Hawking.

Pela quantidade impressionante de vezes que a personagem Felicity Jones passa por apuros no trailer, dá pra ver que o filme será focado nas várias dificuldades enfrentadas por James Glaisher e Henry Coxwell em sua viagem.

O trailer também mostra uma versão hollywoodiana da notável escalada do balão feita por Coxwell, que teve inclusive que usar os dentes para dar um nó, pois seus dedos não estavam mais funcionando por conta do frio, enquanto o seu companheiro já estava desacordado.

Nas gravações, nem tudo foi feito em estúdio. Para dar mais autenticidade ao filme, Redmayne e Jones foram gravados por um helicóptero em um balão a 2000 metros de altura. Os dois realmente parecem estar se divertindo muito, especialmente na cena em que soltam vários gritos nas alturas.

A direção é de Tom Harper, e o roteiro, de Jack Thorne (co-autor da peça Harry Potter e A Criança Amaldiçoada). Os dois repetem a parceria de The Commuter, um episódio da excelente série Electric Dreams, que assim como The Aeronauts, também é do Prime Video.

Resta saber se o filme é bom, o que só saberemos em novembro, quando ele estrear nos cinemas (incluindo IMAX), ou no dia 20 de dezembro, quando entrar no catálogo do Prime Video.

Assista também ao primeiro trailer:

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários