Emanuel Laguna 4 anos atrás
Terminaram as férias de verão no hemisfério norte. Na trigésima semana tivemos o Fire Emblem: Three Houses como principal lançamento mundial e é de se esperar que o jogo exclusivo do Nintendo Switch tivesse destaque nas vendas, inclusive no mais tradicional território da Sony: a França.
Período: 29 de julho a 04 de agosto, dados do SELL [GfK].
Pela segunda semana seguida, Fire Emblem: Three Houses lidera as vendas de software na França. Antes dele, Super Mario Maker 2 havia liderado as vendas por lá em quatro semanas consecutivas desde o lançamento deste, da 26ª à 29ª.
A última semana em que um jogo do PS4 liderou as vendas na França foi a 25ª mesmo, com Crash Team Racing Nitro-Fueled. Se o Top 5 francês está recheado de jogos do Nintendo Switch desde a 28ª semana, podemos constatar que o console híbrido liderou as vendas de hardware na França, inclusive na 31ª.
Provavelmente o Switch também liderou as vendas ali ao leste da França, na Suíça. O único jogo no Top 5 suíço de vendas que não saiu para o console da Nintendo foi o Madden NFL 20.
Período: 29 de julho a 04 de agosto, dados da SIEA.
Assim como na França, no mais amado paraíso fiscal do mundo também tivemos a dobradinha Fire Emblem / Mario Maker 2. O tio Laguna sempre lembra que na Suíça são contabilizadas as vendas físicas de todas as versões dos jogos, assim como no Reino Unido.
Período: 04 a 10 de agosto, dados da GfK via Ukie.
Diferentona, na terra de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II o Fire Emblem: Three Houses só liderou na semana de estreia e na seguinte. Durante a 32ª semana já caiu para sétimo mais vendido. Bom lembrar que no Reino Unido a GfK contabiliza as vendas com uma semana na frente e em período levemente diferente.
Aliás, semana passada a GfK Entertainment revelou o Top 3 europeu acumulado do primeiro semestre de 2019.
Dos 16 países europeus citados, em 10 deles o FIFA 19 liderou as vendas no primeiro semestre de 2019. Já o incansável Grand Theft Auto V aparece no Top 3 em seis desses mercados europeus. Inclusive no Brasil.
Sim, para fins de contabilização do mercado de games, o tamanho do nosso país é europeu: é o único de todo o continente americano onde as receitas oficiais das vendas de games estão a encolher. Especialmente nas vendas físicas. Na década passada, o Brasil já esteve entre os dez maiores mercados de games do mundo, agora definha e está quase saindo do Top 20 mundial.
Fontes: GfK e SELL, via GameBlog e Jeux Video.
Leia também: