Dori Prata 4 anos atrás
Quem acompanha a indústria de games sabe que alguns segredos podem permanecer desconhecidos por muitos anos e um que só veio a público recentemente foi a possibilidade da série Metroid ter sido transformada em desenho animado. A história surgiu depois que um sujeito colocou à venda no eBay alguns pôsteres e o que muitos poderiam pensar se tratar de uma farsa, foi confirmado.
O homem em questão é um ex-funcionário da DIC Animation City, estúdio responsável pelos desenhos animados do Mario Bros. e The Legend of Zelda que foram ao ar em 1989 e que planejava lançar o Super Mario Bros. Power Hour. A ideia com esta animação de uma hora de duração seria explorar diversas franquias famosas no Nintendinho, como Castlevania, Double Dragon e California Games (que por aqui ficou conhecido como Jogos de Verão), além do próprio Metroid, Zelda e Mario.
Embora não saibamos porque a Nintendo preferiu os dois desenhos que foram lançados ao invés dessa faixa baseada em vários jogos, a explicação pode estar nas artes dos pôsteres. Se tais animações seguissem o que podemos ver nas imagens que divulgariam os programas, teríamos Samus Aran representada como um homem e no caso do Castlevania, ao invés da famosa família de caçadores de vampiros, teríamos dois meninos em algo que mais parecia a turma do Scooby Doo.
No caso do Metroid, por mais que transformar a Samus num homem seja bizarro, até existe uma boa justificativa para a confusão, afinal no próprio manual do jogo a personagem é tratada como do sexo masculino e se as pessoas envolvidas com a criação desta adaptação não conheciam bem o material, o erro poderia acontecer facilmente.
A minha curiosidade é saber se ninguém da Nintendo foi consultada antes da criação deste material ou se a empresa via nesta informação uma forma de spoiler, já que ao mostrar Samus como uma mulher, isso acabaria com a surpresa que muitos tiveram ao terminar o jogo para o Nintendinho.
De qualquer forma, tanto Simon Belmont quanto a Mother Brain acabaram sendo aproveitados pela DIC Animation, quando apareceram no desenho Captain N: The Game Master. Lá eles travaram uma “batalha”, com o caçador de vampiros contando com a ajuda de outros personagens famosos como Kid Icarus e Mega Man.
Quanto aos outros dois títulos que apareceram nos pôsteres de divulgação, California Games e Double Dragon, o primeiro nunca chegou a ser adaptado, enquanto o segundo recebeu duas temporadas criadas pelas própria DIC Animation e que foram ao ar em 1993 e 1994. Este inclusive chegou a ser exibido no Brasil, na Rede Globo.
Fonte: GameInformer.