Meio Bit » Games » Como o Assassin's Creed Unity poderá ajudar na reconstrução de Notre-Dame

Como o Assassin's Creed Unity poderá ajudar na reconstrução de Notre-Dame

Apesar da Ubisoft admitir (ainda) não estar envolvida na reconstrução de Norte-Dame, o Assassin's Creed Unity poderá ajudar a catedral de outras maneiras.

5 anos atrás

No início desta semana o mundo acompanhou atônito pela televisão o incêndio que destruiu parte da Catedral de Norte-Dame. Agora, assim como vimos acontecer aqui no caso do Museu Nacional, as autoridades francesas buscam maneiras de restaurar aquele que é o monumento mais visitado de Paris e curiosamente a ajuda poderá vir de um local inusitado: os videogames.

Conforme reportou a CBS News, as pessoas responsáveis pela catedral estariam interessadas em aproveitar os estudos do historiador Andrew Tallon para reconstruir o lugar e além do escaneamento 3D que ele fez há alguns anos, o Assassin's Creed Unity poderá ser utilizado como base para as obras.

O motivo para o jogo da Ubisoft lançado em 2014 ter sido escolhido seria a reprodução de Notre-Dame presente nele. Servindo como um dos pontos principais da aventura, a construção foi fruto de dois anos de trabalho árduo da level designer Caroline Miousse, cujo resultado passou a ser elogiado por ter reproduzido quase perfeitamente a maneira como a igreja era durante a Revolução Francesa.

Entre as diferenças notáveis na versão digital e a daquela época está o pináculo, que foi removido de Notre-Dame na metade do século XVII após rajadas de vento o danificar. O ponto mais alto da construção — e que voltou às manchetes ao ser engolido pelas chamas — só reapareceu quase 100 anos depois, muito devido ao sucesso do romance O Corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo e foi inserido no jogo a pedido das pessoas que testaram o Unity quando ele ainda estava sendo desenvolvido.

No entanto, ainda não existe por parte da editora uma confirmação de que o Assassin's Creed Unity será utilizado diretamente na reconstrução da Catedral. Ao serem questionados sobre essa possibilidade, um representante da empresa deu a seguinte resposta:

Na verdade nós não estamos envolvidos na reconstrução de Notre-Dame, mas ficaríamos mais do que felizes de aplicar o nossos conhecimento de qualquer maneira que possa ajudar nesses esforços. É importante ter em mente que o que fizemos para o jogo não foi uma reconstrução científica, mas uma visão artística. Apesar de querermos ser muito precisos com os detalhes, existem algumas diferenças em termos de escala.

Isso no entanto não significa que o título não poderá ajudar de alguma forma. O primeiro movimento neste sentido foi dado pela Ubisoft ao anunciar a doação de € 500 mil para a reconstrução, o que representa mais de R$ 2,2 milhões. O dinheiro certamente deve estar sendo muito comemorado por aqueles que estão organizando a obra, mas existe outra ação da editora que poderá ter um impacto ainda maior em muitas pessoas.

Acontece que até a próxima quinta-feira (25), qualquer interessado poderá garantir uma cópia gratuita do Assassin's Creed Unity para PC, bastando para isso visitar esta página e associar o jogo à sua conta. Como eles mesmos disseram, “os videogames nos permitem explorar lugares de maneiras que nunca poderíamos imaginar” e ao liberar o jogo para todos, ficou bem mais fácil fazermos uma visita à Nossa Dama — mesmo que de uma maneira virtual. Só acho uma pena nunca ter existido um Assassin's Creed no Rio de Janeiro.

Fonte: Ubisoft e The Guardian.

relacionados


Comentários