Meio Bit » Hardware » Cintiq 16, a mesa digitalizadora com tela de 15,6" que a Wacom lançou na CES

Cintiq 16, a mesa digitalizadora com tela de 15,6" que a Wacom lançou na CES

A Wacom apresentou na CES 2019 a Cintiq 16, sua nova mesa digitalizadora que é um monitor de 15,6", que sai bem mais em conta do que a linha Pro

5 anos atrás

A Wacom apresentou na CES 2019 a nova mesa digitalizadora Cintiq, uma nova opção pra estudantes de arte ou artistas e fotógrafos profissionais, e uma solução intermediária entre a Cintiq 13HD e a Cintiq Pro, que acaba sendo cara demais para a maioria de nós, simples mortais.

A nova mesa digitalizadora tem suporte a 8.192 níveis de sensibilidade de pressão, além de resposta de inclinação, para a experiência ficar o mais parecida possível com a de rabiscar com uma caneta de verdade.

Mesa digitalizadora Wacom Cintiq 16 em ação

Estou testando uma Wacom Intuos média e em breve vou escrever uma resenha sobre ela aqui no MB, mas ainda não tive a chance de experimentar um monitor interativo como a Wacom Cintiq 16. A Wacom garante que a sensação de desenhar com a caneta sobre o vidro temperado despolido da tela da Cintiq 16 é semelhante a de desenhar sobre o papel.

Eu demorei um pouco pra me acostumar a usar a Intuos e conseguir trabalhar com a stylus enquanto olho pra tela, mas agora já estou bem adaptado, só que sem dúvida alguma, a experiência de fazer um desenho, criar um layout ou retocar uma foto em cima da própria tela é muito mais interessante e intuitiva.

Wacom Cintiq 16, a mesa digitalizadora que foi apresentada na CES 2019

A tela da Cintiq 16 tem 15,6 polegadas, o que é um tamanho bem considerável, bem maior do que a já citada Intuos média por exemplo. A resolução Full HD é obviamente muito menor que os 4K da linha Cintiq Pro, mas é interessante que os usuários possam ter essa escolha entre um produto mais barato e totalmente funcional e um muito mais caro, mas com uma definição absurda. O monitor tem vidro anti-reflexo e pode ser usado mesmo embaixo da luz do sol.

A Cintiq 16 já vem com a caneta stylus Wacom Pro Pen 2, a mesma da linha Cintiq Pro, que como as outras stylus da Wacom, não precisa ser carregada, pois usa a tecnologia MRE (Método de Ressonância Eletromagnética). Ela pode ser guardada em um suporte destacável em uma das laterais do monitor.

Suporte dobrável da Wacom Cintiq 16 coloca a mesa digitalizadora em um ângulo de 19 graus

A Cintiq tem um suporte dobrável integrado que pode deixar o monitor em um ângulo de 19 graus, mas a Wacom também oferece de suportes opcionais para que o usuário escolha qual é o melhor ângulo para desenhar.

A Cintiq 16 vai custar US$ 699 lá fora. No Brasil, ela já está sendo vendida por R$ 5.399 (preço com desconto). Saiba mais sobre a Cintiq 16 no site da Wacom.

relacionados


Comentários