Meio Bit » Games » Aceite, PC gamers adoram jogar com gamepad

Aceite, PC gamers adoram jogar com gamepad

Por mais que a Master Race não admita essa heresia, Steam afirma que hoje quase 37 milhões de pessoas usam um controle para jogar no PC — e isso é ótimo!

5 anos atrás

Declarar abertamente a sua religião? E discutir política com alguém com ideologia diferente da sua? O que dizer então de criticar um time de futebol, mesmo que seja aquele para o qual você torce? Todos esses são assuntos extremamente inflamáveis para serem tratados na internet, mas se existe algo que pode causar ainda mais a ira das pessoas, é admitir que você joga no PC usando um gamepad.

Apesar de alguns gêneros funcionarem muito melhor com esse periférico, como os jogos de esporte ou de luta, há algum tempo venho usando controles para jogar tudo o que posso, de point and click a games de estratégia, passando por MMOs e acredite, até cometendo aquela que é considerada a maior heresia pela master race, encarar FPSs com um gamepad.

O que eu não imaginava era que muitos outros jogadores também tem deixado a dupla teclado e mouse de lado quando se trata de jogar no PC e uma demonstração disso foi dada pelo Steam. De acordo com um levantamento feito pelo serviço de distribuição da Valve, 36,7 milhões de pessoas tem usado esse tipo de acessório para aproveitar seus games, com a grande maioria preferindo os controles do Xbox 360 e Xbox One.

A explicação para os gamers preferirem os controles criados pela Microsoft foi dada pelo próprio pessoal do Steam:

Há dez anos, a Microsoft realizou um esforço conjunto para incentivar a adoção do Xinput, um protocolo subjacente, que resultou em um apoio generalizado dos desenvolvedores de jogos. Como o compatibilidade nativa é essencialmente um suporte ao Xinput, o controle do Xbox é o que possibilitará provavelmente jogar o maior número de jogos.

Isso no entanto não quer dizer que os DualShocks ou o Switch Pro não sejam adorados. Como bem destacou a publicação, o controle para o híbrido da Nintendo aparece como um dos mais usados durante novembro e como só recentemente ele ganhou suporte oficial no Steam, a tendência é que a sua popularidade só aumente nos próximos meses.

Outro detalhe muito interessante é que ao olharmos para cada periférico — Steam Controller, Xbox, PlayStation e Switch — podemos notar que eles costumam ser preferidos quando se trata de estilos específicos de jogos. Por exemplo, enquanto aqueles que utilizam um DualShock 4 tendem a gostar de jogos de luta, os que usam um controle para Xbox parecem aproveitar mais os títulos de mundo aberto.

Essa tendência pode ser vista em quatro listas divulgadas pelo Steam, onde o serviço divulga os 50 títulos mais jogados com cada um desses controles. Abaixo deixarei o link para cada uma, então repare na área “Jogos mais jogados com controles [X] do que com outros controles”:

O que não chega a ser surpresa é ver como os os dois trackpads do  Steam Controller tem permitido que os donos do acessório aproveitem títulos de estratégia que a princípio não possuem suporte a gamepads, como o BattleTech, Stellaris, Civilisation 6 e Two Point Hospital. Isso por sinal é o que mais tem me feito desejar esse controle, embora tenha lido relatos de que se adaptar a ele não é muito fácil.

Mas esteja você usando um DualShock, um Switch Pro, um controle de Super Nintendo, um volante ou um acessório do Rock Band, acredito que o importante é a pessoa estar confortável e curtindo a jogatina. Por isso não entendo a chuva de críticas quando alguém pergunta no fórum de um jogo no Steam se ele é compatível com gamepad. Para muitos que usam teclado e mouse, saber que outra pessoa joga com qualquer outra coisa parece ser um atestado de burrice, como se fosse fazer alguma diferença para esses “seres superiores” se o sujeito estiver usando um tapete de dança ou até uma batata para se divertir.

Fonte: Steam.

relacionados


Comentários