Meio Bit » Games » Nos primeiros 21 meses, Nintendo Switch supera as vendas do PS4 e Xbox One nos EUA

Nos primeiros 21 meses, Nintendo Switch supera as vendas do PS4 e Xbox One nos EUA

Nintendo Switch aparentemente venceu PS4 e Xbox One, em vendas e arrecadação. Nos Estados Unidos, em novembro.

5 anos atrás

O Nintendo Switch “perdeu o brilho”? Como assim? É cada manchete pega-trouxa que só rindo mesmo. E nem falo das traduções brasileiras desse texto da Bloomberg pois elas nem linkam fonte. Aquele medo de o público comparar e encontrar erros de tradução… ah, típico dos kibadores.

Agora vamos falar sério. Depois do melhor feriadão de vendas de todos os tempos, era meio óbvio que a Nintendo conquistaria o trono do mês de novembro no mercado de games dos Estados Unidos.

Enquanto somente entre os dias 22 a 26 de novembro de 2018 o Switch vendeu mais de 800 mil consoles, o NPD Group apurou o mês todo de novembro como sendo entre os dias 04 de novembro e 1º de dezembro, totalizando apenas quatro semanas. Quatro semanas em que o console híbrido pode ter quase chegado ao milhão e meio de unidades vendidas apenas nos EUA.

Como assim quase?


Infelizmente o NPD Group não divulga os números exatos de vendas dos consoles no varejo norte-americano. Motivo? Pergunte para a Microsoft.

O caso aqui é que a base instalada do Nintendo Switch nos EUA era de 8,2 milhões de consoles até outubro, incluindo o número mágico do feriadão. E acaba de ser divulgado pela Nintendo of America (NoA) que a base instalada do Switch ao incluir o mês de novembro todo é de 8,7 milhões de unidades. Juntando o número mágico mais o meio milhão de consoles, temos algo bem próximo do um milhão e meio. Na pior das hipóteses, seria algo pouco abaixo do 1,4 milhão de consoles. Seja como for, ainda é muita coisa.

O número mais importante: a base instalada de 8,7 milhões de consoles Nintendo Switch apenas no segundo maior mercado de games do mundo. Ao compararmos os 21 primeiros meses de vendas, nem o PS4 conseguiu chegar a tal patamar em período semelhante. E, ao contrário do que o jornalista da Bloomberg falou ali, o Switch não chegou ao 21º mês de vendas com o brilho apagado. Segundo a NoA, os consoles da Nintendo tiveram o melhor mês de novembro, em termos de arrecadação e vendas, desde o novembro de 2011. Juntando uma coisa a outra, o tio Laguna pode especular que o Switch levou sim o trono do mês de novembro dos EUA.

E a Nintendo of America já deu a dica sobre dezembro:

Laguna_Smash_Bros_Ultimate_left_cast

Super Smash Bros. Ultimate já vendeu 3 milhões de cópias em 11 dias apenas nos Estados Unidos. Tal número já ultrapassa o Super Smash Bros. for Wii U (2014) naquele território. Em 11 dias. Mas o cara lá acha que o console perdeu o brilho, com lançamentos fracos. Os lançamentos fracos a que ele se referiu devem ser coisas como Pokémon Let’s Go Pikachu / Eevee que já vendeu 2 milhões de cópias nos EUA e Super Mario Party, com outro 1,4 milhão vendido somente nos States. Fraquíssimos.

Mesmo sendo jogos “velhos”, lançados antes de 2018, The Legend of Zelda: Breath of the Wild já vendeu por lá 4 milhões de cópias (considerando apenas a versão Switch), Super Mario Odyssey alcançou 4,7 milhões de cópias nos States e ninguém parece ousar ultrapassar o Mario Kart 8 Deluxe, jogo que passou a marca dos 5 milhões de cópias vendidas apenas nos EUA. São resultados muito fracos mesmo da Nintendo como editora, né? Imagina as thirds, tadinhas.

Fontes: Games Industry e Venture Beat.

Leia também:

relacionados


Comentários