Meio Bit » Internet » Twitter – a timeline cronológica está de volta

Twitter – a timeline cronológica está de volta

O Twitter anunciou ontem durante a transmissão do Emmy que está voltando com a opção da timeline cronológica, mostrando os tweets por ordem de postagem. Yay!

5 anos e meio atrás

O Twitter escolheu um momento em que todas as atenções estavam voltadas para ele, a entrega do Emmy ontem à noite, para anunciar que está voltando com a opção do feed cronológico, algo que faz parte da essência da rede social do passarinho azul, e pra mim é o seu grande ponto forte, poder oferecer aos usuários uma experiência de tempo real dos programas que estão assistindo.

Em um post de 2016 no seu blog oficial, o Twitter explica como ferrou completamente ajustou a timeline para que os usuários não perdessem mais tweets importantes de pessoas que seguem. O que vemos na timeline do Twitter hoje em dia é uma mostra do que o Twitter acha que queremos ler, mas não o que foi postado na ordem certa.

Marca do Twitter – Montagem Nick Ellis (Meio Bit)

O motivo para a mudança é simples, o Twitter diz ter ouvido as reclamações de muitos dos seus usuários, que assim como eu, preferem apenas ver os tweets mais recentes, ou pelo menos, ter esta opção disponível de forma simples e rápida. Eles irão testar nas próximas semanas uma maneira de trocar entre a timeline com posts mais recentes ou que eles consideram mais relevantes para cada usuário, mas por enquanto, ao desligar a função de “mostrar os melhores tweets primeiro”, o usuário poderá acessar a velha e saudosa timeline cronológica, sem cair no “caso você tenha perdido” que aparecia até então.

4 anos atrás, o Twitter começou a mostrar posts de pessoas que você nem seguia, e a mostrar tweets relevantes publicados enquanto você estava fora. De lá pra cá, foram muitas mudanças, como aumentar o limite para 280 caracteres, permitir que os usuários coloquem descrições nas imagens (algo que todos deveriam fazer nas fotos que postam). Seguindo o péssimo exemplo do Facebook e do Instagram. A tão esperada função de editar tweets, no entanto, não parece nem próxima de ser adotada.

Dar a opção de timeline cronológica novamente aos usuários é uma mudança muito positiva do Twitter, que merece nossos aplausos, mas como bem lembrou o Boing Boing, seria interessante que eles apresentassem novas ferramentas para lidar com spammers, quem sabe até mesmo a que Elon Musk pediu para o fundador do Dogecoin para lidar com os bots que o perseguem em todas as suas interações na rede social.

Eu reconheço que não sou um usuário típico do Twitter, e quando o assunto é timeline cronológica, eu sempre fui bem chato, pois gosto mesmo da timeline raiz, sem nenhuma interferência de um algoritmo que acredita saber o que quero ou não ler. Comigo, esse tipo de previsão quase nunca dá certo, por isso fico bem feliz com essa novidade do Twitter. Para quem pensar diferente de mim, é só deixar a função de mostrar os melhores tweets primeiro ativada nas configurações do Twitter, e a partir daí, o “caso você tenha perdido” voltará a aparecer.

Confira a thread no perfil oficial de suporte do Twitter.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários