Microsoft lança adaptador USB-C para o novo Surface Pro e Surface Laptop por US$ 80

A Microsoft está enfim trazendo a porta USB Type-C para a linha Surface, mas não da melhor maneira: a companhia anunciou oficialmente o lançamento do adaptador que oferece uma única conexão, cujo preço não é nada camarada.

A porta USB-C vem se tornando cada vez mais popular graças à Apple (que adotou a mesma em seus MacBooks mais recentes, tornando seus iPhones e iPads fisicamente incompatíveis) e aos fabricantes de smartphones Android, que estão aos poucos substituindo a velha entrada microUSB; antes exclusiva de modelos premium, hoje ela é encontrada em intermediários e não demorará muito para os de entrada entrarem na festa.

Ironicamente, quem bancou a Apple das antigas e se agarrou a conexões proprietárias foi a Microsoft, a companhia que originalmente não ligava para padrões de hardware desde que o software rodasse. Quando o Surface Laptop chegou ao mercado com apenas uma porta USB-A 3.0, uma miniDisplayPort e a proprietária SurfaceConnect muita gente chiou, e a explicação do gerente da equipe de engenharia da linha Pete Kyriacou de que o USB-C era uma solução capenga para carregamento não convenceu; afinal a porta também transmite vídeo, além de dados e energia.

Na época a Microsoft prometeu o lançamento de um adaptador, que só está dando as caras agora após um ano. O Surface Connect to USB-C Adapter utiliza a porta proprietária assim como o Surface Dock, mas ao invés deste que adiciona uma série de portas, o novo acessório oferece ao Surface Pro e Surface Laptop (os únicos compatíveis) uma única porta USB-C. E para completar, o valor sugerido de US$ 79,99 também não e nada agradável.

Ainda que seja a melhor das soluções, o acessório permite a conexão de carregadores USB-C (mínimo de 27 W/12 V) e suporta transmissão de vídeo, logo se você importou um dos Surfaces mais recentes (a linha nunca chegou ao Brasil) e precisa de uma porta do tipo, pelo menos agora há uma opção.

O Surface Connect to USB-C Adapter será vendido a partir da próxima sexta-feira (29) apenas para empresas num primeiro momento, mas se a Microsoft mantiver o mesmo procedimento de quando lançou ao Surface Pro LTE, qualquer um poderá adquiri-lo diretamente pelo site oficial.

Com informações: Microsoft, Ars Technica.

Relacionados: , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar