Meio Bit » Fotografia » A maior câmera do mundo - 570 megapixels

A maior câmera do mundo - 570 megapixels

14 anos atrás

Quando falamos de resolução máxima das câmeras digitais, também fazemos uma relação com o uso que as imagens vão ter. Se você é um consumidor doméstico, 5 megapixels são suficientes. Para um profissional, dependendo de sua área de atuação, diria que 15 megapixels são uma boa pedida. Mas, se o seu negócio é astronomia, então 570 megapixels são necessários. É isso que pensa um grupo de astrônomos reunidos no Fermilab para construir uma câmera de 570 megapixels de resolução máxima. A câmera, que foi montada em um gabinete do tamanho de um Mini Cooper, tem 74 sensores CCDs e vai custar 35 milhões de dólares.

Toda essa monstruosidade é para tentar desvendar um dos grandes mistérios do Universo: a existência ou não da energia escura (não confundir com o Lado Negro da Força). O problema é mais ou menos o seguinte. Desde o Big Bang as Galáxias estão se distanciando. Normal para um monte de matéria que foi formada em uma explosão. Mas, ao contrário do que as leis da física possam explicar, em vez desse movimento diminuir, a velocidade de afastamento das Galáxias parece estar aumentando. Uma das suposições é que exista uma energia agindo sobre esse movimento. Essa energia é chamada pelos astrônomos de energia escura.

Quando pronta, a câmera vai ser instalada em um telescópio no Chile. As fotos com detalhamento gigante vão servir para os astrônomos determinarem a trajetória da luz das Galáxias e investigarem a real expansão do Universo. A esperança é que isso possa dar alguma evidência da existência da energia escura. Independente do sucesso ou não da empreitada, a própria construção do aparelho já é um grande ato de engenharia e deve abrir perspectivas para outros equipamentos do mesmo porte.

maior camera do mundo

Fonte: Wired

relacionados


Comentários