Acidente derruba Super Tucano no Afeganistão

afghan-air-force-a-29-super-tucano

O A-10 foi um avião criado nos anos 70 com o objetivo de destruir tanques soviéticos no caso de uma invasão da Europa. Como isso não aconteceu (ainda), eles acabaram basicamente aposentados, mas voltaram para as guerras do Golfo, executando muito bem sua missão. Só na Primeira Guerra do Golfo destruíram mais de 900 tanques do Saddam. Foram perdidos 4 aviões, em um total de 8.100 missões.

O A-10 passou a ser usado exclusivamente como avião de apoio a tropas no Iraque e Afeganistão, visto que ISIS e o Talibã não costumam ter tanques, mas isso é basicamente canhão pra matar mosquito, e por mosquito você entenda terroristas e por canhão você entende o GAU-8 Avenger, que pensando bem, é exatamente isso, um puta canhão.

gau-8_meets_vw_type_1

O problema é que o A-10 e seu canhão é, sem trocadilhos, overkill. É muito caro pra matar um idiota em um camelo. Os EUA estão estudando alternativas faz tempo, e nada melhor do que usar aliados como cobaia, por isso estão equipamento a Força Aérea Afegã com caças A-29 Super Tucano da Embraer, uma plataforma excelente pra esse tipo de combate a alvos macios no solo (não é crueldade o termo é soft target mesmo).

Estão sendo treinados 30 pilotos e 90 técnicos de manutenção, mas a plataforma ainda não foi decidida: além de Super Tucano há o AT-6 Wolverine na disputa.

Por isso o acidente do ano passado, só revelado agora, não é bom sinal.

Dois Super Tucanos faziam um vôo de treinamento quando o instrutor detectou uma falha no motor. Mas achando que era só um engasgo, prosseguiu. Uma hora depois, durante um dos ataques simulados a rotação do motor Pratt & Whitney Canada PT6 caiu muito, a ponto do avião não ter velocidade suficiente pra ficar no ar.

Ele iniciou os procedimentos achando que fosse um stall de compressor mas não deu jeito. Tentaram voar até um aeroporto próximo, mas acabaram tendo que ejetar quando estavam a uns 2 km de distância e 100 metros de altitude.

O estudante saiu inteiro, o instrutor sofreu ferimentos leves mas o prejuízo entre perda do avião e danos de propriedade foi de US$ 17,7 milhões. Como o Super Tucano é avaliado em US$ 14 milhões, imagino que tenha caído em cima da cabra premiada de alguém.

Fonte: Military.com.


Leia também:

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples