Emanuel Laguna 6 anos atrás
O mês de dezembro é o de melhores vendas no segundo maior mercado de games do mundo. E graças ao fenômeno Nintendo Switch, a arrecadação geral subiu. Só alegria para as editoras e fabricantes lá pelos Estados Unidos.
O analista Mat Piscatella (NPD Group) ilustra a situação daquele mês nos EUA em vídeo. Confira abaixo do vídeo os números de dezembro nos EUA, que incluiu a Cyber Monday 2017. E mais abaixo os números do ano 2017 como um todo.
ARRECADAÇÃO DAS VENDAS DE GAMES NOS ESTADOS UNIDOS | |||
Período → | dezembro (2016) | dezembro (2017) | Diferença |
Jogos de consoles (inclui Xbox Live e PSN) | US$ 1,22 bilhão | US$ 1,24 bilhão | + 2% |
Jogos de PC (inclui Steam) | US$ 48 milhões | US$ 40 milhões | – 17% |
Hardware | US$ 997 milhões | US$ 1,27 bilhão | + 27% |
Acessórios | US$ 734 milhões | US$ 735 milhões | 0% |
TOTAL: | US$ 3 bilhões | US$ 3,29 bilhões | + 10% |
?? U.S. sales of video game spending across hardware, software and accessories reached $14.6 billion in 2017, an 11 percent increase over 2016. Sales of video game hardware and video game software led growth.
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) 18 de janeiro de 2018
ARRECADAÇÃO ACUMULADA (VAREJO EUA) | |||
Período → | 2016 | 2017 | Diferença |
Jogos de consoles (inclui Xbox Live e PSN) | US$ 6 bilhões | US$ 6,39 bilhões | + 6% |
Jogos de PC (inclui Steam) | US$ 342 milhões | US$ 275 milhões | – 20% |
Hardware | US$ 3,68 bilhões | US$ 4,71 bilhões | + 28% |
Acessórios | US$ 3,14 bilhões | US$ 3,22 bilhões | + 2% |
TOTAL: | US$ 13,18 bilhões | US$ 14,59 bilhões | + 11% |
·
No ano como um todo, a indústria norte-americana de games arrecadou US$ 36 bilhões. Foi um belo aumento em relação ao ano anterior: de acordo com o NPD Group e a Entertainment Software Association (ESA), em 2016 o segundo maior mercado de games do mundo havia arrecadado 30,4 bilhões de dólares. Bom lembrar que tal valor inclui o mercado mobile.
ARRECADAÇÃO ACUMULADA (INDÚSTRIA EUA) | |||
Período → | 2016 | 2017 | Diferença |
Software (incluindo mobile e microtransações) | US$ 24,6 bilhões | US$ 29,1 bilhões | + 18% |
Hardware (e acessórios) | US$ 5,8 bilhões | US$ 6,9 bilhões | + 19% |
TOTAL: | US$ 30,4 bilhões | US$ 36 bilhões | + 18% |
·
A seguir temos o ranking de jogos que mais faturaram entre os dias 26 de novembro e 30 de dezembro, de acordo com o NPD Group:
Ranking de arrecadação nos Estados Unidos em dezembro de 2017 (considerando não só o software avulso vendido em mídia física como também os jogos vendidos na PSN, Steam e Xbox Live)
* apenas mídia física.
** excluindo vendas digitais no PC.
Super Mario Odyssey fez bonito em dezembro, subindo ao Top 3 de arrecadação. Apesar de a Nintendo ser a editora que mais arrecadou em dezembro, a Activision Blizzard foi a que mais faturou no ano de 2017.
Os jogos mais vendidos em 2017 nos EUA (vendas físicas e digitais, considerando PSN, Steam e Xbox Live)
* apenas mídia física.
** excluindo vendas digitais no PC.
Quanto ao hardware, foram vendidos pouco mais de 5 milhões de consoles no mês de dezembro de 2017 nos Estados Unidos. Mais da metade foram consoles Nintendo, com o Switch liderando com 1,5 milhão de unidades vendidas. Só que em relação ao ano como um todo, o PS4 liderou as vendas no geral, vendendo mais que o console híbrido da Big N.
??US NPD HW - Nintendo Switch was the best-selling hardware platform in the month of December, while Sony's PlayStation 4 was the best-selling hardware platform of 2017.
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) 18 de janeiro de 2018
VENDAS DE HARDWARE NOS ESTADOS UNIDOS | |||
Plataforma | outubro (2017) | novembro (2017) | dezembro (2017) |
Nintendo Switch | 295.000 unid | 850.000 unid | 1.500.000 unid |
Xbox One | 129.000 unid | 1.350.000 unid | 1.320.000 unid |
PlayStation 4 | 204.000 unid | 1.650.000 unid | 1.080.000 unid |
(New) Nintendo 3DS | 121.000 unid | dados indisponíveis | 750.000 unid |
SNES Classic Edition | 250.000 unid | dados indisponíveis | 350.000 unid |
·
Fontes: Games Industry, IGN US, ResetEra e Venture Beat.
Leia também: