Assista hoje o lançamento secreto mais misterioso da SpaceX

170217143634-falcon-9-launch-pad-39a-1280x720

A China e a Rússia tinham algumas vantagens sobre os EUA. Como suas bases de lançamento são remotas e longe dos olhos dos inimigos, e havia controle sobre a mídia, lançamentos de satélites eram inesperados. Já os EUA, com suas bases perto de comunidades populosas, qualquer lançamento era avisado com antecedência e espiado por olhos curiosos de agentes inimigos, que nem se davam ao trabalho de telegrafar para Moscou: o lançamento apareceria no noticiário.

O que sempre foi secreto nos EUA eram as cargas. O Ônibus Espacial subiu algumas vezes em missões que não são comentadas até hoje, e mesmo quando é dado o nome do satélite e sua função, as informações se limitam a isso. No caso do NRO — National Reconnaissance Office, a agência responsável pelos satélites-espiões dos EUA (ok, pela maioria deles) o objetivo da missão é sugerido nos emblemas, uma brincadeira que virou tradição.

nrol-39

nrol-65

nrol-34-patch

10153752_1587683108129744_8152544120415059908_n

A missão que o Falcon 9 da SpaceX vai lançar hoje, 23 h (horário de Brasília) é bem mais secreta que isso.

O que se sabe: o ZUMA (codinome da missão) será lançado da Flórida em uma órbita inicial de 2.000 km de altitude. O Falcon 9 então irá retornar à base, pousando como é de rotina, por mais que só eles no mundo façam isso.

Qual a missão do satélite? Ninguém sabe. Mais ainda: o lançamento como um todo só foi revelado em outubro de 2017, até então vinha correndo 100% em sigilo. E outra: não foi divulgada sequer a agência do governo que contratou o lançamento. Pode ser a NSA, a CIA, a Força Aérea ou até o Departamento de Parques e Recreação da Prefeitura de Pawnee, Indiana.

parksnrec58

A transmissão será cortada do segundo estágio logo após a carenagem ser ejetada, daí em diante não teremos mais informações de telemetria, mas o que nos interessa, o pouso, será transmitido até o fim.

O lançamento do ZUMA será hoje, 20 h horário da Flórida, você pode acompanhar ao vivo aqui:


SpaceX — ZUMA Mission

Relacionados: ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples