Dori Prata 5 anos e meio atrás
Apesar de gostar bastante da ideia por trás das conquistas/troféus (e de ter perdido um pouco do interesse por eles), a verdade é que esse tipo de bônus é basicamente isso, apenas um extra que não serve para muito mais do que nos vangloriarmos de ter realizado algo pouco usual em um jogo.
Talvez seja por isso que o sistema da Ubisoft me agrade mais, já que além de funcionar de maneira parecida com o das outras empresas, ele nos dá acesso a conteúdo adicional como missões, trilhas sonoras e itens para serem utilizados nos games. Imagine então algo que fossem além, que nos permitisse transformar as conquistas alcançadas em dinheiro e consequentemente novos jogos. Pois é o que a Sony anunciou recentemente.
Através do seu sistema de premiação, a fabricante do PlayStation 4 agora nos oferece a possibilidade de converter os troféus que ganharmos nos jogos em créditos para PSN e com ele poderemos comprar o que quisermos na loja do videogame. A princípio a ideia é sensacional, mas é ao olharmos nas letras miúdas que descobrimos que a empresa não foi nada generosa ao pensar no assunto.
Isso porque exceto pelos de bronze, cada troféu nos garantirá uma determinada pontuação, mas o problema é que a tabela de conversão não é nada animadora. Veja só:
Isso posto, saiba que cada 1.000 pontos serão convertidos em apenas US$ 10, portanto não serão muitos aqueles que conseguirão lucrar alguma coisa com esta promoção da Sony. Para piorar, o sistema só computará os troféus que forem obtidos após a pessoa aderir ao programa de premiação, fazendo com que tudo o que ganhamos anteriormente seja ignorado. Por fim, ao tentarmos acessar a página do programa aqui do Brasil recebemos a mensagem de que ele só está disponível nos Estados Unidos, então mesmo que a sua conta na PSN seja americana, você não poderá participar.
Quando a notícia sobre essa troca de troféus por crédito, na hora pensei que parecia bom demais para ser verdade e infelizmente meu temor se confirmou. Tudo bem que eu não sou o que podemos considerar um “caçador de troféus”, mas com uma conta no nível 14 e já tendo liberado mais de 1.700 deles, numa conversão direta hoje eu não teria direto nem a US$ 10. Sendo assim, acho que nem vale a pena lamentar a ausência do serviço por aqui.
Fonte: Engadget.