Meio Bit » Games » Versão do Hawken para PC terá servidores desligados

Versão do Hawken para PC terá servidores desligados

Após não conseguir atrair um número considerável de jogadores e praticamente cair no esquecimento, o jogo de mechs Hawken ganhou data para deixar de existir. Pelo menos em sua versão para PC.

6 anos atrás

Apresentado ao mundo em 2011, o jogo Hawken imediatamente chamou a atenção de muita gente. Descrito pelos seus criadores como o melhor jogo de mechs já feito, ele prometia gráficos belíssimos e um nível de imersão impressionante. Algum tempo depois veio a informação de que o jogo seria distribuído gratuitamente e começaram ali as preocupações.

Após passar por um período de testes, a criação da Adhesive Games acabou não chamando tanto a atenção quanto poderia e mesmo sua chegada ao Steam não foi suficiente para fazer com que o título se tornasse popular. Depois de um longo hiato, em 2015 o Hawken passou a ser controlado pela Reloaded Games e apesar de versões para o PlayStation 4 e Xbox One terem sido lançadas um ano depois, raramente vimos notícias sobre ele.

Porém, este cenário mudou nas últimas horas, já que através de uma mensagem publicada no Facebook o estúdio informou que a partir de janeiro do ano que vem pelo menos a versão para PC do Hawken deixará de existir.

Tem sido uma incrível jornada desde a introdução do Hawken no Steam, lá em 2014. O sucesso do jogo tem sido grande por causa do suporte de vocês. A comunidade do Hawken foi o pilar desta franquia sempre em evolução. Após três ótimos anos, desligaremos os servidores do PC para reorientarmos nossos esforços de desenvolvimento. O jogo para PC será oficialmente removido no dia 2 de janeiro de 2018 e todos os DLCs e conteúdos compráveis se tornarão indisponíveis hoje.

Portanto, aparentemente aqueles que jogam nos consoles da Sony e da Microsoft não serão afetados, pelo menos não num primeiro momento. A expectativa passa então a ser para que a desenvolvedora realmente tenha tomado esta decisão para focar naquelas plataformas que ainda lhe dão algum lucro, mas tenho minhas dúvidas se isso acontecerá.

Eu gostaria muito de saber como anda o desempenho comercial do Hawken nos videogames, se por lá ele ainda consegue atrair um número considerável de pessoas, pois no PC a coisa andava bem feia. Para ter uma ideia, saiba que nos últimos 30 dias a média de pessoas jogando consecutivamente ficou em apenas 86, número que definitivamente é muito baixo para um título voltado para o multiplayer e que depende das microtransações para sobreviver.

Acho uma pena ver um jogo tão promissor como este não ter conseguido entregar aquilo que esperávamos, mas a indústria está tão cheia de casos assim, que nem posso dizer que foi uma surpresa.

relacionados


Comentários