Samsung quase incluiu um botão Home físico no Galaxy S8 e S8+

galaxy-s8-and-s8-plus

O novos Galaxies S8 e S8+ podem ser caros pra chuchu, mas não tem como negar que eles são bonitos a beça. O design da Infinite Display ocupando quase a totalidade da frente dos dispositivos, aliada ao acabamento em metal e a remoção dos botões físicos (na verdade acondicionando o Home sob a tela) faz com que ambos aparelhos se destaquem entre os concorrentes Android topo de linha.

Por isso mesmo é curiosa a decisão da Samsung de quase ter mantido o botão Home, como patentes revelam.

De acordo com um documento submetido à European Trade Mark and Design Network, o escritório de registro de patentes do continente europeu ao menos nos estágios iniciais (ou uma mais remota possibilidade, a de ser um “plano B”) e descoberto agora, a Samsung tinha a intenção de lançar o S8 e S8+ no atual formato sem nenhuma grande diferença, exceto uma: ela espremeria o botão Home (e eventualmente os demais Voltar e Menu) na estreita faixa inferior de ambos os dispositivos.

Ao mesmo tempo isso faria com que o leitor biométrico permanecesse na peça de hardware na parte frontal e não fosse deslocado para a traseira, em uma posição menos ideal na minha opinião que é ao lado da câmera. Idealmente seria melhor posiciona-lo logo abaixo mas como é a Samsung, que não é muito fã de design simétrico isso nem surpreende.

De resto nada mudou. Vendo as imagens e considerando o tamanho do espaço disponível o tal botão Home seria diminuto, do tamanho de uma pastilha e poderia até ser uma peça de difícil manuseio principalmente para reconhecimento de digitais, o que pode ter levado a Samsung a abortar a ideia.

galaxy-s8-patent

No fim das contas temos no S8 e S8+ dispositivos premium com uma aparência equivalente (o que nem sempre foi uma constante na linha Galaxy S; vale lembrar do Band-Aid gigante que foi o S5 ou do criticado design de saboneteira do S3, sem falar no acabamento em plástico), mas é divertido pensar como seriam as coisas caso esse botão Home fosse realmente implementado. E claro, acompanhar as inevitáveis reclamações que viriam dele.

Fonte: Phone Arena, European Trademark and Design Network (cuidado, PDF).

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples