Ronaldo Gogoni 6 anos atrás
O novos Galaxies S8 e S8+ podem ser caros pra chuchu, mas não tem como negar que eles são bonitos a beça. O design da Infinite Display ocupando quase a totalidade da frente dos dispositivos, aliada ao acabamento em metal e a remoção dos botões físicos (na verdade acondicionando o Home sob a tela) faz com que ambos aparelhos se destaquem entre os concorrentes Android topo de linha.
Por isso mesmo é curiosa a decisão da Samsung de quase ter mantido o botão Home, como patentes revelam.
De acordo com um documento submetido à European Trade Mark and Design Network, o escritório de registro de patentes do continente europeu ao menos nos estágios iniciais (ou uma mais remota possibilidade, a de ser um "plano B") e descoberto agora, a Samsung tinha a intenção de lançar o S8 e S8+ no atual formato sem nenhuma grande diferença, exceto uma: ela espremeria o botão Home (e eventualmente os demais Voltar e Menu) na estreita faixa inferior de ambos os dispositivos.
Ao mesmo tempo isso faria com que o leitor biométrico permanecesse na peça de hardware na parte frontal e não fosse deslocado para a traseira, em uma posição menos ideal na minha opinião que é ao lado da câmera. Idealmente seria melhor posiciona-lo logo abaixo mas como é a Samsung, que não é muito fã de design simétrico isso nem surpreende.
De resto nada mudou. Vendo as imagens e considerando o tamanho do espaço disponível o tal botão Home seria diminuto, do tamanho de uma pastilha e poderia até ser uma peça de difícil manuseio principalmente para reconhecimento de digitais, o que pode ter levado a Samsung a abortar a ideia.
No fim das contas temos no S8 e S8+ dispositivos premium com uma aparência equivalente (o que nem sempre foi uma constante na linha Galaxy S; vale lembrar do Band-Aid gigante que foi o S5 ou do criticado design de saboneteira do S3, sem falar no acabamento em plástico), mas é divertido pensar como seriam as coisas caso esse botão Home fosse realmente implementado. E claro, acompanhar as inevitáveis reclamações que viriam dele.
Fonte: Phone Arena, European Trademark and Design Network (cuidado, PDF).