Meio Bit » Hardware » Galaxy S8 e S8+, os novos tops de linha da Samsung

Galaxy S8 e S8+, os novos tops de linha da Samsung

Samsung apresenta seus dois novos flagships: Galaxy S8 e S8+ chegam para apagar as chamas do Note7 e reafirmar sua excelência em tecnologia no mercado de Androids.

7 anos atrás

galaxy-s8-002

Após um ano incrivelmente conturbado a Samsung pode enfim respirar com dois novos dispositivos premium no mercado: o Galaxy S8 e o Galaxy S8+ chegam para substituir o S7 e o S7 edge como os novos flagships da companhia, que tiveram que segurar as pontas por um ano inteiro graças a acontecimentos… explosivos.

galaxy-s8-001

A Samsung decidiu deixar o Note7 para trás com estilo, mudando tudo referente ao novo topo de linha da companhia. O S8 e o S8+ não cresceram muito em relação aos seus antecessores diretos mesmo contando com seus “infinite displays” Super AMOLED maiores, de 5,8 e 6,2 polegadas com resolução de 2960 × 1440 pixels (respectivamente 567 e 531 ppi), proporção 18,5:9; proteção Gorilla Glass 5 da Corning e que estendem pelas bordas em ambas as versões. A razão para isso foi a “remoção” dos botões físicos, na verdade ocultando-os abaixo do display e substituindo-os pelos botões virtuais do Android. Dessa forma os componentes permanecem onde estão, mas não ocupam mais espaço útil para que as telas possam crescer. É uma decisão de design curiosa e controversa, visto que a maioria de fabricantes de Androids preferem remover de vez os botões para evitar contar com peças que eventualmente podem (e irão) dar problema.

https://www.youtube.com/watch?v=D8Ert5yjMV4

Samsung Mobile — Samsung Galaxy S8 and S8+: Official Introduction

Nem tudo do Note7 foi abandonado no entanto: as boas decisões de design, como o scanner de retina e o conector USB-C, que já se tornou padrão entre dispositivos Android de ponta retornam no S8 e S8+ (que para felicidade de muitos, não abandonou o conector P2 para fone de ouvido). Por dentro ele possui duas opções de SoC: a versão global contará com o proprietário Exynos 8895, octa-core com quatro núcleos de 2,3 GHz, quatro de 1,7 GHz e GPU Mali Mali-G71 de 20 núcleos, enquanto o dispositivo comercializado nos EUA virá equipado com o novo Snapdragon 835 da Qualcomm, octa-core Kryo com quatro núcleos de 2,35 GHz; quatro de 1,9 GHz e GPU Adreno 540. Diz a Samsung que ambos modelos possui poder de processamento suficiente para rodar os mais modernos games e softwares pesados sem sequer suar, graças à compatibilidade com DirectX 12 e Vulkan.

As demais características, com exceção das baterias (3.000 mAh no S8 e 3.500 mAh no S8+) são iguais: 4 GB de RAM, 64 GB de espaço interno (expansível até 256 GB via micro-SD), câmera principal de 12 megapixels com abertura ƒ/1,7; distância focal de 26 mm, sensor de 1/2,5″ e pixels de 1,4 µm para uma maior qualidade de fotos e vídeos, além de contar com estabilizador óptico de imagens, Flash LED e capacidade de capturar fotos em 9 MP ao mesmo tempo em que filma em 4K, detecção de rostos, HDR e outras perfumarias; câmera selfie de 8 MP com abertura ƒ/1,7; autofoco e HDR, 4G/LTE cat.16, Bluetooth 5.0, NFC, A-GPS, GLONASS, BDS, GALILEO, conexão USB 3.1 e Android 7.0 Nougat.

Em resumo o hardware foi atualizado em comparação ao S7 (e ao Note7), sem muitas inovações a não ser a remoção aparente dos botões físicos. E pensando nisso a Samsung decidiu compensar em soluções de software e acessórios verdadeiramente interessantes.

A primeira novidade é o Bixby, seu assistente pessoal (não, não aquele). Desenvolvido pelos mesmos criadores da Siri e acionado através de um botão dedicado na lateral direita (o Power e os controles de volume se encontram à esquerda, enquanto o leitor biométrico foi deslocado para a traseira dos aparelhos), ele é capaz de entender contexto e linguagem natural de uma forma bastante fluída, de modo que ele é capaz de entender comandos de voz e texto da mesma maneira. O Bixby sabe o que você está fazendo e permite que você continue uma tarefa de onde parou, sem falar que ele é perfeitamente integrado às soluções da Samsung.

Samsung SmartLife — Bixby: A New Way to Interact with Your Phone

Já as novidades de hardware contam com uma nova Gear 360 e um novo Gear VR como de praxe, mas o que realmente chamou a atenção é o DeX Station, um dock que conectado a um monitor, teclado e mouse transforma o seu S8 em um desktop.

dex-station-003

Sim, é a mesma ideia apresentada pela Microsoft com o Continuum e que fora implementada pela HP com o Elite x3 e conta inclusive com um sistema de resfriamento próprio. O DeX permite a execução simultânea de diversos apps em modo janela, tal qual um desktop tradicional com a diferença de ser um dispositivo Android com a camada de customização TouchWiz.

Os novos smartphones Galaxy S8 e S8+ chegarão a diversos países no dia 21 de abril, e os preços para os Estados Unidos já foram revelados: respectivamente US$ 749 e US$ 849. Ainda não há informações de preços ou disponibilidade para o mercado brasileiro.

relacionados


Comentários