Meio Bit » Ciência » NÃO VAI SUBIR NINGUÉM!

NÃO VAI SUBIR NINGUÉM!

Lembra do lançamento do satélite brasileiro, agendado pra dia 21? Que foi adiado pra 23? Pois é, agora não tem mais data pra subir. A culpa? Você não vai acreditar mas é uma GREVE. Sim, o Brasil é zicado nesse nível. E sobrou até pra coitada da Pior Coréia, que também não vai ver seu satélite no ar tão cedo.

7 anos atrás

7al25k

Reza a lenda que enterraram uma cabeça de burro debaixo do Palácio do Planalto, mas dado nosso histórico, eu diria que essa cabeça caiu em Pangeia, centenas de milhões de anos antes de os continentes assumirem a forma atual. Nosso azar é antigo. 

Só isso justifica nada dar certo nesse país. NADA. Somos tão nefastos que nossa zica passa para foguetes chineses altamente confiáveis, e o foguete cai. Somos tão zicados que o lançamento do SGDC-1, nosso satélite estratégico geoestacionário lindo e fofinho, marcado pra dia 21 foi adiado por 24 h e depois indefinidamente.

Motivo? Uma greve na Guiana: funcionários da Endel Engie, empresa responsável pelo transporte do Ariane 5 do prédio de montagem até a plataforma de lançamento, cruzaram os braços.

04

Desde outubro de 2016 a Arianespace é um relógio, faz um lançamento por mês do Ariane 5, o último foi dia 14 de fevereiro, mas os caras tinham que parar justo no nosso dia, justo no do Brasil.

fbabf9eddc78a4db45cbbca1607113c9-2

Manifestantes fecharam as entradas para o Centro Espacial de Kourou, querem renegociar salários. Só que não fica nisso, outros setores também estão em greve: o aeroporto da capital fechou pra vôos de grande porte, o sindicado dos caminhoneiros reclamou que estão recebendo pouco pelo serviço para as obras pro Ariane 6 e o secretário-geral do sindicado dos eletricitários disse que o protesto fechando o acesso ao centro espacial era simbólico pois a França só dava atenção ao Centro, e não ao resto da Guiana.

Sejamos realistas, o que tem na Guiana fora o centro espacial? Nada, pombas. Se não fosse aquela base nem no mapa a Guiana estaria.

Agora os representantes dos grevistas foram chamados para negociar. Em Paris. A França já se rendeu aos fatos e desistiu de reagendar o lançamento, até porque a tal reunião é só terça-feira.

Só nos resta pedir desculpas aos coreanos, não era nossa intenção que a tradicional zica brasileira respingasse no satélite deles, que ficou encalhado junto com o nosso.

Fonte: Space Flight Now.

relacionados


Comentários