Dori Prata 6 anos atrás
E já que há alguns anos a Nintendo segue teimando em criar um Metroid mais tradicional, os fãs continuam se esforçando para manter outras pessoas abastecidas com novos capítulos da franquia, mesmo com a detentora dos direitos autorais não gostando muito dessas homenagens.
No ano passado por exemplo tivemos o AM2R, remake do Metroid II: Return of Samus que foi bastante elogiado, mas como esperado, teve a sua distribuição interrompida após os criadores receberem uma carta dos advogados da Nintendo. Pois isso não parece ter sido o suficiente para desanimar outro grupo que queria criar um novo jogo estrelado por Samus Aran.
Com o nome de Metroid: Rogue Dawn, o título na verdade é um ROM hack do primeiro jogo lançado para o Nintendinho e embora eles tenha aproveitado a engine criada pela BigN, quase tudo o que encontraremos na aventura será novo, desde as músicas até os gráficos. Além disso, o empenho foi tão grande que muitas vezes teremos a sensação de estarmos jogando algo jamais poderia ter sido lançado para o NES, lembrando até o Super Metroid.
Quanto a história, ela se passa antes dos eventos mostrados no título que deu origem à série e a inspiração foi tirada do manual daquele game. Ela falará sobre uma nave espacial de pesquisas que foi atacada por piratas, o que fez com que uma nova forma de vida caísse nas mãos dos ladrões e devido ao risco, Samus será obrigada a caçar e enfrentar um poderoso inimigo.
Por se tratar “apenas” de uma modificação de um jogo, pode até ser que a Nintendo prefira fazer vista grossa em relação ao Rogue Dawn, mas dado o histórico da empresa, eu trataria de garantir o quanto antes minha cópia do jogo através do site oficial, onde também estão as instruções para aproveitar o patch.
Na minha opinião, o jogo merece uma chance mesmo por parte de quem não gosta muito da franquia, já que vai além do original e mostra que o NES podia entregar coisas ainda mais incríveis do que vimos ser lançado oficialmente.