ANCINE da Europa também quer meter a mão e estragar a Netflix

A Europa é campeã em termos de protecionismo, mesmo quando não funciona, como no caso da exigência de o Windows fornecer uma lista de navegadores para instalação, fato que alterou em 0% o market share do Internet Explorer.

Na área cultural eles são piores ainda, mas agora exageraram. Lembra quando todo mundo achou um absurdo a ANCINE querer que 30% do catálogo da Netflix fosse de filmes brasileiros? Lembra da Lei do Audiovisual, que obrigou os canais pagos a passar toneladas de produções nacionais, que rendeu lixo como o tal Várzea FC (ou algo assim)? A Europa superou isso.

Está rolando uma proposta na União Européia, idéia da França (claro) onde serviços de streaming como Netflix e Amazon terão que produzir conteúdo localmente e que 20% do catálogo seja dessas produções.

Mais ainda: eles devem garantir o adequado destaque desses produtos. Sim, além de ter que produzir séries até da Estônia, a Netflix terá que dar destaque. Você procura House of Cards, ele te sugere A Rena Feliz.

Os legisladores como sempre não entendem a internet, tratam a Netflix como emissoras de TV de 50 anos atrás. O conceito de streaming sob demanda é alienígena demais. Um executivo das antigas não consegue assimilar a idéia herética de que a Netflix não programa o que o espectador vai ver, o espectador é que decide o que a Netflix vai passar.

Fonte: The Verge.

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples