Meio Bit » Ciência » Boas Novas, pessoal — Tesla no Brasil!

Boas Novas, pessoal — Tesla no Brasil!

Tesla no Brasil, é oficial, sem ser via importadora (quer dizer, importado é mas pela própria Tesla). Excelente, certo? Mais ou menos. Fora o preço há problemas bem mais sérios, que afetam a praticidade de ter um carro desses no Brasil.

8 anos atrás

tesla

Elon Musk falou a verdade quando disse que começou a vender Tesla Modelo 3 para o Brasil. Segundo o UOL a empresa decidiu não trabalhar com representantes, vão vender os carros diretamente em uma loja a ser inaugurada em breve em São Paulo, na Avenida Europa. Se você jogou Banco Imobiliário, sabe que é coisa chique.

O Tesla S será o primeiro a ser vendido aqui, seguido do X e eventualmente o 3. Há, claro, alguns pontos negativos que preciso levantar e sugiro que você leia antes de puxar o cartão e reservar o seu.

Nada a ver com performance, claro, o Rubinho pilotou um Tesla S e se rasgou em elogios. Lembre-se, estamos falando do sujeito que venceu o Stig.

A questão é mais prática mesmo. O total de estações SuperCharger da Tesla no Brasil equivale a 10× o número de Lucianas Vendraminis na minha garagem. Nossa infraestrutura para carros elétricos é zero e Elon Musk ainda vai ter que modificar os Teslas pra encaixarem aqui:

size_460_124-tomada

A sério: conhecendo a má-vontade dos síndicos, você acha mesmo que o prédio onde você trabalha vai liberar uma tomada, mesmo você se oferecendo pra pagar? Acha que vai viajar, plugar o carro na tomada no estacionamento do hotel e um jardineiro não vai desconectar pra ligar um cortador de grama, ou pra você parar de “roubar” energia?

Nós não temos cultura para conviver com Teslas, nem infraestrutura. Eu sou um enorme entusiasta da marca, mas sendo realista comprar um Tesla no Brasil significa que você vai pagar R$ 500 mil em um carro e não poderá ir com ele a mais de 200 km da sua casa.

teslamapa

Estações SuperCharger, estações de recarga normal, lojas e oficinas da Tesla.

Não são questões econômicas, não estou dizendo que na ponta do lápis não há economia em se trocar gasolina por eletricidade, por causa do preço caríssimo do carro E da nossa eletricidade. Dane-se a economia, ninguém vai salvar o planeta comprando carros de R$ 500 mil, a falsa economia não é, ao menos para mim, motivo para não ter um Tesla. O buraco é mais embaixo: o Brasil não está preparado para um carro desse porte.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários