Meio Bit » Cultura » 15 novidades sobre Final Fantasy XV que explodiram a internet esta semana

15 novidades sobre Final Fantasy XV que explodiram a internet esta semana

Final Fantasy XV está chegando! Vamos recapitular os principais pontos sobre o evento especial desta semana que deixou muita gente empolgada.

8 anos atrás

final-fantasy-xv

Final Fantasy XV está a caminho, finalmente. Depois de quase uma década de espera o evento Uncovered, realizado nesta semana revelou uma série de novidades, bem como o plano ambicioso que a Square Enix tem para o título. Vamos acompanhar as principais novidades e relembrar tudo o que foi dito, mostrado e liberado:

  1. Fim da Novela.ff-versus-xiii

    Dez anos. Dez longos anos desde o anúncio da Fabula Nova Cristalis, o projeto que abrangia três títulos distintos e que no fim só teve dois: Final Fantasy XIII saiu como programado, mas FF Agito XIII passou por profundas transformações e foi lançado como Final Fantasy Type-0 somente em 2011, embora ainda faça parte da dita série.

    O caso de Final Fantasy XV foi ainda mais complexo. Nascido como Versus XIII, o game ficou anos na gaveta com o então diretor Tetsuya Nomura se embolando em uma série de projetos paralelos. O game virou piada, foi para a pilha dos vaporwares junto com The Last Guardian e teria permanecido lá, não fosse a decisão de transferir o comando para Hajime Tabata e deixar Nomura livre. O resultado: como Versus XIII se tornou muito grande e atrasou horrores, a Square Enix achou melhor renomeá-lo logo para FFXV para obrigatoriamente colocar as engrenagens em movimento, porque aí não teria mais desculpa. E foi o que aconteceu.

  2. Uma mudança radical.

    ffxv-gameplay

    A gente já tinha visto algumas coisas aqui e ali, mas FFXV não será mais focado em turnos como a trilogia FFXIII foi, de certa forma. Mais próximo do que FFXII foi e FFXIV é hoje, embora este seja um MMORPG o décimo-quinto título da série terá mais ação, com mais liberdade na hora dos combates.

    Outro ponto importante a destacar é o escopo: o mundo de Final Fantasy XV é enorme, com coisas acontecendo o tempo todo e que o jogador pode interagir para ganhar experiência. É um game de mundo aberto, que embora faça sentido para os títulos de hoje (The Witcher III, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain) não é algo que se espera vir de um JRPG. Mas com quase 30 anos de janela Final Fantasy precisava mudar, e urgente. E ao que tudo indica estão fazendo da maneira certa desta vez.

  3. Ok, isso não mudou: o game continua sendo um Clube do Bolinha.
    ffxv-cast

    Da esquerda para a direita: Prompto, Gladio, Noctis, Ignis e Cor

    O enredo gira em torno do protagonista Noctis, o príncipe destronado do reino de Lucis e seus companheiros: o intelectual e voz da razão do grupo Ignis, o nobre e poderoso aliado Gladio e o playboy jovem e impulsivo Prompto, além de outros personagens de destaque na trama como o rei Regis e a lenda Cor. Mulheres temos pouquíssimas, como a princesa Lunafreya, interesse romântico de Noctis (na verdade sua noiva por vias de um casamento político) e que parece desempenhar um papel relevante e Cindy (abaixo), a neta do mecânico Cid, personagem recorrente na franquia que já apareceu na demo Episode Duscae.

    ffxv-cindy

    O que muitas pessoas andam reclamando é a falta de mulheres no grupo principal, algo que o diretor do game Hajime Tabata explicou que não terá devido a história que ele pretende contar: ao que tudo indica ele construiu FFXV como um bromance (suas desculpas no entanto foram um tanto… controversas) e embora eu tenha expectativas de que o jogo em si seja bom, eu sinto falta de personagens femininas fortes como uma Tifa, uma Rinoa, uma Lightning…

  4. Os medalhões estão elogiando o game.
    hironobu-sakaguchi

    Hironobu Sakaguchi, o criador da franquia

    A Square Enix pode estar um pouco desesperada para que Final Fantasy XV seja um sucesso (ela diz que o game tem que vender 10 milhões de cópias durante todo o seu ciclo de vida), mas uma coisa precisa ser dita: quem já o viu o elogia bastante e não falo só dos leigos: gente do calibre do compositor Nobuo Uematsu, que trabalhou em diversos games da franquia e até o pai da criança Hironobu Sakaguchi, fundador e presidente da Mistwalker (Blue Dragon, Lost Odyssey, The Last Story) aprova FFXV.

    Sakaguchi inclusive disse que a Square Enix, mais precisamente o diretor Tabata está levando a franquia de volta aos trilhos e que isso o deixa satisfeito. A trilha sonora, a cargo da veterana Yoko Shimomura (Street Fighter II, Xenoblade Chronicles, Final Fight, Kingdom Hearts) também está sendo muito bem elogiada.

  5. Um projeto multimídia completo.

    vlcsnap-2016-04-01-13h45m56s337

    A Square-Enix já brincava com multimídia há tempos, desde o filme de 2001 Final Fantasy: The Spirits Within que era bonito e tudo mais, mas ninguém entendeu. Em 2005 ela resolveu ser mais centrada e expandiu os mitos de Final Fantasy VII com o filme Advent Children, novos games e uma animação, entre outras coisas.

    Desta vez ela fará diferente, pois FFXV já sairá do berço com uma série de produtos derivados, que vamos listar aqui:

  6. A arte 3D de Yoshitaka Amano.

    big-bang-amano

    Amano é um gênio, simples assim. Muito mais do que apenas o ilustrador de Final Fantasy desde sempre e responsável pelo design de todos os seus logos, o artista já impressionou com diversas parcerias ao longo dos anos. Quem leu os livros Sandman: Os Caçadores de Sonhos (de Neil Gaiman) ou Elektra e Wolverine: O Redentor (de Greg Rucka) conhece muito bem o nível da arte do japonês, cheia de cores e fortemente influenciada pelo surrealismo moderno.

    bowie-by-amano

    David Bowie por Yoshitaka Amano, para o projeto The Return of the Thin White Duke de Neil Gaiman

    Ainda assim a arte para Final Fantasy XV, chamada “Big Bang” impressiona pelo nível de detalhes que Amano adicionou, ao brincar com as três dimensões:


    Final Fantasy Union — Final Fantasy XV "Yoshitaka Amano" Teaser Trailer

    A ilustração 3D foi disponibilizada na PSN como um belo tema para o PS4: todos que adquirirem o game durante a pré-venda terão direito a ela.

  7. A música-tema.


    Final Fantasy XV — Florence + the Machine - Stand by Me Announcement Trailer

    Ok, é a mais do que clássica Stand By Me de Ben E. King, imortalizada por John Lennon. Mas a versão da banda Florence + the Machine é muito boa e claro, é parte de uma parceria com os músicos e a Square Enix (ouvidos mais atentos notarão que ela foi mesclada com a instrumental Prelude, um dos temas principais da franquia Final Fantasy). Fatalmente a canção será lançada como um single em breve.

  8. Sim, teremos uma série em anime.

    brotherhood-of-ffxv

    Brotherhood: Final Fantasy XV é uma prequel animada em cinco episódios curtos, distribuída gratuitamente para aumentar ainda mais o hype em torno do game. A produção ficou a cargo do A-1 Pictures, o mesmo estúdio responsável pelo sucesso Sword Art Online. A qualidade é muito boa e dosa bem a curiosa mistura entre um mundo extremamente realista e os elementos fantásticos da franquia Final Fantasy, algo que muita gente inicialmente torceu o nariz quando o game ainda se chamava FF Versus XIII.


    BROTHERHOOD FINAL FANTASY XV - Episode 1

    Você pode assisti-lo acima ou no Crunchyroll. E é importante dizer que a trama faz ligação direta com o demo liberado para PS4 e Xbox One, mencionado mais abaixo.

  9. Alguém falou em filme?

    ffxv-kingslaive

    Porque sim, teremos um filme. Kingsglaive: Final Fantasy XV tratará de eventos anteriores ao game e contará com um elenco de peso, vindo diretamente de Game of Thrones e Breaking Bad: Sean Bean será o rei Regis (será que ele morre?) e pai de Noctis, Lena Headey emprestará sua bela voz à princesa Lunafreya e Aaron Paul viverá o protagonista da trama, o soldado Nyx Ulric.

    A trama gira em torno da invasão do império de Nilfheim ao reino de Lucis em busca do disputado cristal, eventos esses que são o estopim do jogo. Infelizmente esses atores só trabalharão no filme e não emprestarão seus talentos ao game, cujos personagens terão outras vozes na dublagem em inglês. O filme deve chegar em Blu-ray e a serviços de streaming próximo ou simultaneamente ao lançamento de FFXV.


    Sony Pictures Entertainment — KINGSGLAIVE FINAL FANTASY XV- Official Teaser Trailer (2016)

    Aliás cabe aqui um parêntese: Hajime Tabata já confirmou que Final Fantasy XV terá, pela primeira vez na história da franquia legendas em português.

  10. Um Audi R8 personalizado (wait, WHAT?)


    Giuseppe's Gaming — Final Fantasy XV: Kingsglaive - Special Audi R8

    Tudo bem que essa é mais uma graça da Square Enix do que qualquer outra coisa, mas vale a pena mencionar. Uma parceria com a Audi vai resultar na produção de um único R8 personalizado inspirado no Regalia, o veículo que aparece no filme. Mas perca suas esperanças: ele é só para fins de marketing e sequer funciona. É apenas para admirar e babar.

  11. Um jogo mobile, because "Vamos Faturar!"


    Final Fantasy XV — JUSTICE MONSTERS FIVE - Announcement Trailer

    Já é tradição em Final Fantasy contarmos com minigames apenas para fins de distração, embora os card games em FFVIII e FFIX também estimulassem o colecionador em todos nós. Justice Monster Five no entanto é diferente: trata-se de um pinball que pode ser jogado dentro e fora de FFXV: ele contará com um companion app gratuito (com microtransações) que será lançada em breve para iOS, Android e Windows 10 Mobile.

    Donos de iGadgets e Androids podem se inscrever previamente, e ganharão uma quantidade generosa da moeda ingame.

  12. Uma demo novinha, já disponível.

    ffxv-platinum-demo

    Diferente de FFXV: Episode Duscae que foi distribuída como um código digital para aqueles que fizeram a pré-venda de FF Type-0 HD, Platinum Demo: Final Fantasy XV foi liberada gratuitamente para todos os donos de PS4 e Xbox One. A demonstração, que tem cerca de 90 minutos de gameplay explora mais o passado de Noctis enquanto você passeia por seus sonhos junto de seu pequeno amigo, a invocação Carbuncle.


    PlayStation — FINAL FANTASY XV - Platinum Demo Trailer | PS4

    É um teaserzinho só para deixar um gostinho de “quero mais” na boca, e como mencionado se conecta diretamente à série animada Brotherhood, sem mencionar que a demo vai liberar DLCs no game principal. Já disponível e também com legendas em PT-BR.

  13. As lindas Edições de Colecionador.

    final-fantasy-15

    Não vou me alongar aqui, o Dori já destrinchou essa parte. Vai lá ler!

  14. Enfim, a data de lançamento:

    ffxv-launch-date

    Depois de tudo isso, restava a data de lançamento. Os apresentadores e Tabata ainda fizeram graça, dizendo que o game seria adiado de novo mas no final tudo deu certo, e temos enfim o dia em que colocaremos nossas mãos nesse joguinho que enfim saiu da gaveta do vaporware.

    Segurem-se nas cadeiras, porque Final Fantasy XV chegará para PS4 e Xbox One no dia 30 de setembro, e a pré-venda já está disponível. Tabata explicou ao Engadget que a Square Enix não está trabalhando em uma versão para PC: no momento os esforços se concentram nos consoles e sua equipe só pensará na plataforma quando o jogo estiver finalizado.

  15. Isto:
  16. ffxv-flying-car

    Estradas? Para onde vamos não precisamos de estradas. Nem de Airships.

No mais, fiquem com versão estendida do trailer:


Final Fantasy XV - Uncovered (Japanese Trailer)

Para quem perdeu o evento Uncovered, ele pode ser assistido aqui na íntegra.

relacionados


Comentários