Carlos Cardoso 7 anos atrás
Padrões são coisas excelentes, por isso temos tantos. O Brasil por exemplo tem três padrões de teclados principais, o US International, o ABNT e o ABNT2. Nos primórdios da informática era pior ainda, praticamente nenhuma impressora suportava caracteres acentuados e sobrava pros softwares, cada um implementando a própria solução. Em alguns casos uma cedilha significava imprimir um “C”, voltar a cabeça de impressão um caractere e imprimir uma vírgula em cima.
Digamos assim: se você não sabe o que é isto:
mode con cp prep=((437)c:\dos\ega.cpi) keyb gr,,c:\dos\keyboard.sys chcp 437
ou isto
country=049,,c:\dos\country.sys device=c:\dos\display.sys con:=(ega,437,1) install=c:\dos\nlsfunc.exe c:\dos\country.sys
Você é feliz.
Mesmo nos teclados US International, acentuação é algo bem simples, em geral é acento + letra e pronto, mas a França não poderia deixar de ser diferente e, enquanto o mundo inteiro adotava teclados QWERTY, algum francês desocupado inventou um padrão próprio, o AZERTY. Isso foi na última década do Século XIX, e ele persiste até hoje.
Pior: o AZERTY não é padrão oficial, apenas de facto. Pior do Pior: existe AZERTY Francês e AZERTY Belga.
O funcionamento é bem simples, lógico e intuitivo.
Para gerar um caractere com acento circunflexo, por exemplo "ô" você aperta ^
e em seguida o caractere a acentuar.
Já um caractere com acento agudo, "ó" primeiro você tecla ALT + A
e em seguida o caractere. Isso no Windows, no Mac é Alt + Maj + &
, seguido do caractere a acentuar. No AZERTY belga o acento agudo é Alt Gr + ù, seguido do caractere.
O til é mais intuitivo ainda: Alt Gr + é
, seguido da letra.
Existe uma tecla dedicada ao ù
, caractere que só é usado em uma palavra do idioma francês. Já œ
e æ
, usados direto, não possuem tecla. Pontos e vírgulas precisam de shift.
Essa zona persistiu por mais de 100 anos e, para desespero dos próprios franceses, que são obcecados em preservar a linguagem, as pessoas estão começando a escrever sem acento nas interwebs da vida, por causa da dificuldade com os teclados. Isso fez com que a Association Française de Normalisation se coçasse. Estão estudando propostas e querem ainda em 2016 oferecer um novo padrão de teclado.
E se você ainda tem alguma dúvida do rebuceteio que é o AZERTY, olhe com atenção o teclado acima. Ele tem DUAS teclas pro caractere ^
.
Fonte? The Next Web.