EUA voltam atrás e cancelam em definitivo aposentadoria do A-10

a-10-thunderbolt-ii_011

O A-10 é um avião feio. Muito feio, daqueles que só a mãe consegue olhar e achar bonito, mas o danado é eficiente! Criado para ser um matador de tanques soviéticos, com o fim da Guerra Fria ele foi marcado para aposentadoria, mas a Guerra do Golfo o chamou de volta. 

Quando a Maior Batalha de Tanques desde a Segunda Guerra Mundial durou 20 minutos com o extermínio da guarda republicana de Saddam, chamada exageradamente de Os Imortais, os A-10 ficaram sem ter o que fazer. Começaram a ser usados em apoio de tropas, e meninos e meninas, eles são bons nisso.

Principalmente por causa do canhão GAU-8 Avenger, e por Avenger, estamos falando de Hulk, não Hawkeye.

General Electric GAU-8/A displayed next to a Volkswagen Beetle for size comparison. (U.S. Air Force photo)

Esse monstro dispara 4.200 tiros por minuto. A força do recuo é tão grande que momentaneamente é maior que a potência das duas turbinas GE TF34. Se a munição fosse infinita o A-10 acabaria voando de ré.

Cada tiro desses lança uma bala de 30 mm composta de urânio empobrecido, três vezes mais pesada, duas vezes mais rápida e com o dobro do alcance de qualquer outro canhão embarcado em aviões semelhantes. Se você definitivamente absolutamente completamente quer acabar com o dia de alguém, esse é o caminho:

A10Ammo

Funciona mais ou menos assim: como a munição é supersônica, você só sente o tiro quando ele estiver entrando delicadamente por sua calota craniana. Em seguida o barulho das balas atingindo tudo a seu redor. O barulho dos disparos você só escuta quando já estiver escolhendo suas virgens.


FUNKER530 – Veteran Community & Combat Footage — A-10 Warthog Gunrun With Apache and Kiowa Rocket Strike

Com tudo isso o Pentágono ainda assim odeia o A-10. Ele é empecilho para o projeto do F-35, o maior buraco negro de dinheiro da História dos EUA. Ele é projetado para fazer de tudo um pouco, sem ser excelente em nada e no caso do A-10 é o sucessor de algo que funciona perfeitamente.

De tempos em tempos tentam aposentar o A-10 para justificar a compra de mais F-35, mas agora que o cinto está apertado está complicado fazer funcionar a lógica de que é preciso comprar um avião de US$ 100 milhões para substituir um de US$ 18 milhões que funciona perfeitamente.

Tão complicado que parece que desistiram de vez. No próximo orçamento de defesa vão sair verbas para renovação e manutenção da frota de A-10, que permanecerão voando por muitos e muitos anos, para alegria dos soldados e desespero do Achmed.


Ash Sert — Afghanistan: The 30 mm GAU-8/A Avenger and the Hand of God

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples