Ronaldo Gogoni 8 anos atrás
Tem momentos em que você escreve aquele e-mail e manda para uma série de pessoas, e uma das quais não deveria ter sido incluída nos destinatários. Ou quem nunca, você envia a mensagem e imediatamente bate o arrependimento, enquanto aguardava a tempestade chegar.
O Google introduziu tempos atrás no Labs um recurso que permitia aos usuários “desenviar” um e-mail enviado até 30 segundos depois de despachado, e recentemente ele foi liberado para todos. Só que na maioria das vezes isso não basta, é preciso utilizar algumas ferramentas melhores. E é aí que o Dmail entra.
O Dmail é uma nova extensão para o Google Chrome que disponibiliza uma série de funções para melhor controlar seus e-mails. Por exemplo: ele dá ao remetente o poder de cancelar o envio de uma mensagem a qualquer momento que ele quiser. Como dito antes o recurso não é uma novidade, mas é a primeira vez que ele se torna mais amplo — como o Cardoso notou na postagem anterior o Outlook também tinha essa função, mas apenas para e-mails internos de uma companhia.
O funcionamento é bem simples: você clica aqui instala a extensão e a ativa. Ao escrever uma mensagem você define se deseja destruí-la ou não, e em caso positivo quanto tempo ela irá durar até ser sumariamente eliminada: uma hora, um dia ou uma semana.
Ah sim: mesmo se você escolher “never” ainda poderá deletar o e-mail quando desejar, caso se arrependa do que escreveu. Basta abrir a mensagem e clicar em “revoke e-mail”.
O mais legal a respeito do Dmail é que ele não exige que o destinatário possua a extensão instalada. Nesse caso ele receberá um e-mail protegido, que pede que o usuário clique num botão de redirecionamento para um site externo, que exibirá a mensagem. Caso ele possua o Dmail ele lerá a mesma normalmente.
Quando a mensagem é deletada ela some de vez. Independente do recebedor usar ou não o Dmail, ele não mais poderá ler aquilo que o destinatário lhe enviou. Uma atualização futura já foi prometida pelos desenvolvedores — por sinal os mesmos responsáveis pelo Delicious — para impedir que os destinatários repassem o e-mail para mais pessoas.
Ah, sim: é dito que a extensão funciona plenamente com o Inbox, mas aqui ela só rodou com o Gmail.
Fonte: Chrome Web Store.