Gilson Lorenti 8 anos atrás
Pausa nos trabalhos para apreciar mais uma imagem divulgada pela NASA de um dos seus projetos. A imagem abaixo foi feita pelo satélite Deep Space Climate Observatory (DSCOVR) que se encontra a uma distância de 1 milhão de milhas de nosso pequeno planeta. Em comparação, a Blue Marble, famosa foto do planeta feita pela tripulação da Apollo 17 em 1972, foi conseguida a uma distância de 28 mil milhas. Uma coisa bacana de se pensar é que o equipamento sempre está registrando o planeta 5 segundos no passado, pois esse é o tempo que leva para a luz chegar até a sua câmera.
Falando em câmera, o satélite é equipado com a Earth Polychromatic Imaging Camera (EPIC) que possui um sensor CCD de 4 megapixels e uma lente telescópica de 11,8 polegadas. Assim como o Telescópio Hubble, o sensor da câmera captura imagens apenas em preto e branco e existem 10 filtros diferentes que podem ser rodados na frente do sensor dependendo do comprimento onda de luz que se queira registrar. A imagem da Terra foi feita com a junção de 3 fotos diferentes em que foram utilizados os filtros vermelho, verde e azul. Mas, é possível trabalhar com diferentes possibilidades que vão do ultravioleta ao infravermelho.
O DSCOVR está posicionado no ponto de Lagrange Sol-Terra L1 o que garante que ele vai estar sempre entre a Terra e o Sol e a câmera EPIC vai estar apontada para o lado ensolarado do planeta. A missão do satélite é monitorar ventos solares para alertas meteorológicos e, estando em pleno funcionamento, vai realizar uma foto do planeta a cada 2 horas. A partir de 15 de setembro as fotos serão postadas regularmente em uma galeria dedicada ao satélite.