Meio Bit » Ciência » Clínica oferece cirurgia para mudar cor dos olhos

Clínica oferece cirurgia para mudar cor dos olhos

Cansou de ter olho castanho? Cirurgia para mudar a cor dos olhos a laser "pode" ajudar (ou não)

9 anos atrás

Vou contar um segredo: olhos azuis e verdes não existem. A cor que vemos é resultado de um efeito óptico. Tudo acontece na estroma, a camada exterior da íris. A quantidade de melanina na estroma varia de acordo com genética e ambiente, e é ela que dá cor ao olho, ou melhor, parte. Não existe melanina azul, ao menos entre humanos. Então será que uma cirurgia a laser, para mudar a cor dos olhos, funciona?

olhos / pexels

Como o olho azul é azul?

Simples: a estroma não é uma superfície lisa. É uma estrutura tridimensional incrivelmente complexa. Essa estrutura quando tem muita melanina, mais cores do espectro são absorvidas. Se há pouca melanina, a luz não é absorvida pela estrutura do olho, mas difundida/refratada e as frequências correspondentes às cores mais claras acabam refletidas de volta.

Ou seja: debaixo de todo olho castanho há um olho azul escondido.

Olhos azuis, aliás, são bem raros dependendo do grupo etno-geográfico. Nos Estados Unidos só 15% da população têm olhos azuis. Por isso mais gente que ter. Em lugares com predominância de olhos claros, cores como os lindos castanhos da Mila Kunis são mais valorizados, por exemplo.

olhos azuis / pexels

Cirurgia para mudar a cor dos olhos?

Conheci uma menina que se mudou de bairro, levou as lentes coloridas e ninguém sabia que ela não tinha olhos claros. Tem uma blogueira famosa que usa o mesmo truque. Hoje, no entanto, isso pode não ser mais necessário.

Stroma Medical é uma empresa da Califórnia que diz ter desenvolvido uma técnica onde, por US$ 5 mil, um laser é direcionado para sua estroma, vaporiza a camada superficial, onde fica o pigmento, e gera uma lesão. O corpo corre para reparar o dano, substitui o tecido antigo, mas não aplica nova camada de melanina. Como resultado, seu olho acaba azul ou verde.

Só há um problema. É para lá de experimental e totalmente permanente. E como toda cirurgia ocular, é mexer em uma estrutura muito delicada, propensa a acidentes:

Taperingtech42d1ba90ea0d7 (1)

A empresa diz ter feito experimentos, mas como cães da raça beagle e coelhos são protegidos pela PETA, usaram 37 pacientes humanos no México e na Costa Rica. Não há trabalhos publicados. São tantas bandeiras vermelhas que daqui a pouco o Zé Rainha aparece, mas um monte de gente vai arriscar a visão. Afinal, o que é um tiro de laser no olho para quem usa hidrogel?

Com informações: Time

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários