Meio Bit » Games » Epic torna Unreal Engine 4 gratuita para todos

Epic torna Unreal Engine 4 gratuita para todos

Epic Games anuncia fim da cobrança de licenciamento da Unreal Engine 4 e com isso espera tornar o kit de desenvolvimento extremamente acessível.

9 anos atrás

unreal-engine-4

Houve uma época na geração passada em que a Unreal Engine 3 era quase sinônimo de belos jogos. Muita coisa foi criada com o kit de desenvolvimento da Epic Games, mas com a ascensão dos indies e o fortalecimento de outras empresas, o cenário mudou. A UE 4 parece ter perdido a popularidade da sua antecessora e para tentar voltar a conquistar os estúdios, a sua criadora começou a testar novos modelos de licenciamento.

Primeiro veio a ideia de permitir que os desenvolvedores pagassem uma mensalidade de US$ 19, depois eles resolveram liberar a engine para estudantes e agora, para mostrar de uma vez por todas que querem que a ferramenta seja mais acessível, a empresa acabou com todas as amarras, fazendo com que a Unreal Engine 4 seja gratuita para todos.

Caso você esteja se perguntando como a Epic lucrará, o detalhe está na cobrança de uma taxa de 5% sobre as vendas do jogo criado com a engine, algo que já existia na época da mensalidade e que só acontecerá a partir do momento em que o faturamento da criação ultrapassar a marca de US$ 3.000. Além disso, os grandes estúdios ainda terão a oportunidade de negociar o licenciamento de formas diferentes, conseguindo assim escapar desse royalty.

O estado da Unreal é forte e percebemos que se tirarmos as barreiras, mais pessoas poderão cumprir suas visões criativas e moldar o futuro da mídia que amamos. É por isso que tiramos a última barreira de entrada e nos tornamos gratuitos,” declarou Tim Sweeney, CEO e fundador da Epic Games.

Além de considerar digna a taxa cobrada, é muito bom saber que a versão gratuita da Unreal Engine 4 não terá limitações, dando suporte à criação de jogos para Windows, Mac OS X, Linux, SteamOS, iOS, Android, HTML5 e dispositivos de realidade virtual, além de permitir que os estúdios que tenham licença para tal possam criar jogos para Xbox One e PlayStation 4.

Tal postura merece ser amplamente comemorada e elogiada, pois se trabalhasse com a criação de games, ficaria muito feliz por saber que teria acesso a algo tão poderoso quanto este kit de desenvolvimento. No entanto, mesmo como jogador acho esta uma ótima notícia, já que ela poderá permitir a criação de alguns bons jogos.

http://www.youtube.com/watch?v=5orTzUuZPOgUnreal Engine Sizzle Reel - GDC 2015

Fonte: GamesIndustry.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários