Home » Ciência » Espaço » Quem diria, Galileu tinha razão

Quem diria, Galileu tinha razão

Que Galileu tinha razão a maioria de nós já sabe, mas é sempre bom ver experimentos comprovando suas idéias. Um deles foi feito na maior câmara de vácuo do mundo. Não, não falamos da caixa craniana do Feliciano…

5 anos atrás

50965500

Um dos experimentos científicos mais famosos que nunca aconteceram foi Galileu demonstrando que a aceleração da gravidade é constante independente da massa dos objetos envolvidos. Ele teria lançado balas de canhão de pesos diferentes do alto da Torre de Pisa, blá blá blá. Na verdade ele fez experimentos com planos inclinados, e demoliu a teoria gravitacional aristotélica.

A Teoria da Gravitação Universal teria que esperar por Isaac Newton, nascido no ano da morte de Galileu, mas desde então convivemos com conceitos não-intuitivos, como um quilograma de chumbo pesar o mesmo que 1 kg de espuma, ou que um martelo e uma pena caem na mesma velocidade, se não houver resistência do ar.

Isso foi demonstrado lindamente durante a missão da Apollo XV, quando o astronauta Dave Scott soltou uma pena e um martelo na superfície da Lua:

MoonInGoogleEarth — APOLLO 15 Hammer and Feather

Agora temos uma demonstração ainda mais impressionante, cortesia da BBC e da NASA.

A Space Power Facility é uma câmara de vácuo construída em Ohio para testar espaçonaves. São 37 metros de altura, 30 de diâmetro e bombear o ar todo para fora leva 3 horas. A câmara é especialmente construída para resistir à pressão atmosférica, que não é brinquedo não.

Nessa câmara Brian Cox, da BBC acompanhou um experimento onde uma bola de boliche e um conjunto de penas foram soltos no vácuo. O resultado é bem mais dramático do que a versão lunar, dada a gravidade. Assista:

Brian Cox visits the world's biggest vacuum chamber - Human Universe: Episode 4 Preview - BBC Two

Isso é a essência da Ciência, hipóteses baseadas em observação comprovadas por experimentos. Sem achismos, sem opiniões pessoais, apenas fatos replicáveis. Burocrático? Talvez, mas ciência é isso. Nada é sagrado. Você tem todo o direito de não acreditar no que está escrito no Livro, na verdade é bem-vindo para reescrever as partes onde ele erra. Mesmo que isso magoe muita gente. Eu mesmo ainda não aceitei que meus dinossauros tinham penas. 🙁

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários