Meio Bit » Internet » Quem diria, Apple Maps está superando Google Maps no iOS

Quem diria, Apple Maps está superando Google Maps no iOS

De piada a ameaça: duas pesquisas distintas mostram que uso do Apple Maps supera o do Google Maps em algumas partes do mundo

9 anos e meio atrás

apple-maps

EDIT: por motivos de incompetência deste que vos escreve, eu não deixei claro no título que o Apple Maps está superando o Google Maps apenas no sistema iOS. Para evitar confusões ele foi corrigido. Segue o texto original.

---

Quando Cupertino apresentou o Apple Maps, ele com razão se tornou motivo de chacota. Foi a melhor lição que o Google pôde dar na Apple, quando ela se recusou a pagar o preço que Mountain View pediu para continuar fornecendo seu serviço. Como consequência a empresa recusou a contraproposta e puxou o carro, obrigando a turma da maçã a correr atrás e desenvolver uma solução própria. O problema é que um serviço de mapas não se faz da noite pro dia nem comprando empresas de renome, e o que se viu foi uma comédia de erros.

Só que o tempo passa, e a Apple teve tempo para corrigir os problemas. Embora ainda esteja bem atrás do Google Maps (que é tolerado porque o Google paga um bilhão de dólares/ano para ser o motor de buscas padrão), que perdeu totalmente a integração e o HERE Maps da Nokia, que deixou de ser oferecido na App Store, ele nem de longe lembra a piada de mau gosto que era quando foi lançado. Tanto é que seu uso no sistema da maçã (e tão somente) vem crescendo consideravelmente em alguns lugares.

Em pesquisa realizada pelo institulo Citrix, o Apple Maps já é o app de mapas líder nas Américas, respondendo por 58,5% do market share no iOS do continente. Separando em subcontinentes, a divisão do mercado fica em 54% para a Apple e 46% para o Google na América do Sul, e 63% e 37% respectivamente no Norte.

apple-vs-google-maps-citrix

A operadora britânica EE também divulgou uma pesquisa sobre qual solução de navegação é mais utilizada por seus clientes em conexões 3G e 4G. A vantagem do Apple Maps sobre o Google chega a ser gritante, e outros produtos dão ponto de audiência.

apple-vs-google-maps-uk-ee

Por que isso acontece? Integração e qualidade. O Apple Maps se tornou uma solução boa o suficiente (graças à parceria com a TomTom) para que usuários de iGadgets não mais tenham o desejo de abrir o app do Google Maps, principalmente porque o serviço de Mountain View não tem mais qualquer ligação com as soluções Apple nativamente. O uso de seus mapas do webapp do Find My iPhone foi o último a cair, e se os mapas nativos são o suficiente, por quê se dar ao trabalho de utilizar outro produto que não se liga a nada nos dispositivos?

Claro, o Google Maps ainda é o mais utilizado do mundo devido o Android, mas é interessante notar que no iOS os usuários não estão mais fazendo tanta questão de se valer dele.

Fontes: C e EE.

relacionados


Comentários