Quando a vontade de jogar supera a falta de respeito da desenvolvedora

dori_ark_18.02.13

Quem me segue no Twitter deve ter visto o calvário que enfrentei nos últimos dias para tentar jogar o Batman: Arkham City no PC. Embora eu tenha adquirido o game já há bastante tempo, só recentemente resolvi lhe dar uma chance e se antes eu achava que ele me renderia boas horas de diversão, aconteceu exatamente o contrário.

Tudo começou um dia antes de eu iniciar o game, quando fiz uma atualização do driver da minha placa de vídeo. Como não havia jogado nada entre esses dois eventos, achei estranho o game apresentar um framerate muito inconstante no meu computador, que se não é nenhuma supermáquina (Phenom II X4 955, 4GB RAM e Radeon 4870), deveria pelo menos dar conta do recado com o jogo rodando em 720p.

Parti então para uma das coisas mais chatas relacionadas a jogar no PC, tentar encontrar uma configuração para que o game se mostre minimamente jogável e quando vi que já estava na opção média e nem assim a coisa melhorava, cheguei a conclusão de que algo muito errado estava acontecendo e a primeira coisa que me passou pela cabeça foi que o novo driver da placa de vídeo era o responsável.

Tratei de remover completamente os traços do driver e fazer uma nova instalação, algo que por sinal deveria ser bem mais simples, o que de nada adiantou e como eu já estava querendo formatar o computador porque os aplicativos ou a loja do Windows 8 teimavam em não funcionar, dei início ao processo de uma instalação limpa do sistema operacional.

Acontece que novamente não obtive êxito e após procurar na internet, cheguei a este tópico, onde um usuário recomenda apagar alguns arquivos do jogo para depois refazermos a configuração. A princípio a dica surtiu efeito e o game passou a se comporta muito melhor, mas misteriosamente, após alguns minutos de partida as horríveis quedas aleatórias de frame voltaram a se repetir e aqui estou eu, numa situação em que não sei mais para onde correr.

Seria este um caso isolado? Infelizmente não me parece, pois há muitos relatos de problemas com o jogo, muitos deles relacionados ao DirectX ou PhysX, ambos recurso indisponíveis na minha configuração é verdade, mas o fato é que com este computador eu consigo rodar bem quase tudo o que existe no mercado e por tudo o que presenciei e pelos relatos que li, só consigo acreditar que se trata de um daqueles casos em que a conversão para o computador não foi bem feita.

O pior disso tudo é que como se trata de um título relativamente antigo, uma solução oficial não deverá surgir e como gostei muito do Batman: Arkham City, hoje só consigo enxergar duas soluções para o problema, ou eu deixo para jogá-lo depois que fizer um upgrade no computador, sem a menor garantia de que assim ele rodará bem; ou me contento em comprar uma cópia do game para os consoles, onde tenho certeza de que ele rodará da melhor maneira possível e em qualquer uma das hipóteses eu não deixarei de ficar com a sensação de que acabei saindo perdendo.

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples