Desenvolvedor do Serious Sam 3 critica Windows 8

dori_win_06.11.12

Há alguns meses Gabe Newell deu uma declaração onde dizia que o Windows 8 fracassaria vergonhosamente e como era de se imaginar, ela repercutiu e continua sendo discutida ainda hoje. Para muitas pessoas o ataque não foi nada mais do que uma maneira do fundador da Valve demonstrar sua preocupação com a loja do Windows, um concorrente em potencial para o Steam, mas para Alen Ladavac, CTO da Croteam, há sérios motivos para acreditarmos que o novo sistema operacional não será bom para o consumidor.

Gabe Newell não exagerou. O que vocês não estão enxergando é que, nos bastidores, a nova interface é uma maneira da Microsoft manter os aplicativos para Windows em um ambiente controlado, assim como acontece no iOS. Há esse ‘pequeno’ detalhe que a Microsoft não está divulgando por aí, mas você pode encontrar isso cavando fundo na documentação para desenvolvedores: uma aplicação adaptada para a nova interface não pode ser lançada de outra maneira que não seja através da Windows Store.

Se fosse apenas sobre ‘fazer o download através da Windows Store’, não seria um problema. Seria bom ter um lugar para podermos baixar as coisas, mas para ter um aplicativo naquela loja ele precisa ter sido certificado pela Microsoft. Isso significa trazer a ‘experiência dos consoles’ para o seu desktop. Cada app que você obtiver pela Windows Store terá que aderir a certos requerimentos impostos pela Microsoft.

Parece que Ladavac tem um ponto de vista que merece nossa atenção e a coisa fica ainda mais preocupante quando ele afirma que a gigante de Redmond já teria proibido modificações e poderia muito bem impedir que programas/jogos de código aberto fossem distribuídos pela loja do Windows. Além disso, ele atenta para “datas de lançamentos incertas, patches que se tornariam raros e lançados com atraso, o que faria com que tudo se tornasse mais caro e complicado de ser feito.

Por fim, o executivo afirmou que “o processo de certificação é um conceito que deve ser abolido” e falou sobre o medo de alguns desenvolvedores de que na próxima edição do Windows a Microsoft decida eliminar a instalação de qualquer programa que não seja através da loja interna do sistema operacional, algo no que não acredito muito, mas que não deixa de ter uma certa lógica.

[via PCGamer]

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples