Meio Bit » Arquivo » Internet » Posts em tempo real no Google Reader

Posts em tempo real no Google Reader

14 anos atrás

Você consegue se imaginar sem um agregador de feeds? Eu não. Até lembro da época em que eles não existiam, e era um tormento ter que abrir dezenas (literalmente) de abas apenas para checar se havia atualizações nos meus sites prediletos. Os feeds acabaram com isso, centralizando num só local tudo que me interessa.

Mas, num ponto, ele ficava devendo ao método abra-abas-até-o-navegador-travar: velocidade. Agregadores de feeds, por padrão, não trabalham em tempo real. Em intervalos regulares, ele varre os feeds cadastrados, e se há novidades neles, baixa o conteúdo.

O problema está prestes a ser resolvido. Alguns protocolos, como o RSS Cloud, visam acabar com esse delay entre publicação e recebimento. Nos mesmos moldes aparece o PubSubHubBub (quem batizou esse troço?), com presença mais forte que o concorrente.

pubsubhubbub-tempo-real-reader

Não chega a ser uma briga, mas entre as duas opções disponíveis, em termos de adoção o PubSubHubBub está na dianteira. Enquanto o RSS Cloud é suportado apenas pelo WordPress.com, e, o que é pior, nenhum agregador de feeds grande está adaptado a ele (é uma via de mão dupla, emissor e receptor precisam suportar o protocolo), o Pub… [vocês sabem :-P] tem apoio de Tumblr, posterous e Blogger, e o que é melhor: do Google Reader, fechando o círculo e tornando, de fato, as atualizações imediatas num dos agregadores de feeds mais famosos e usados do planeta. Resumindo, enquanto o RSS Cloud é uma promessa, e assim continuará até que o Google Reader e outros adotem e passem a suportar o formato, o PubSubHubBub já é uma realidade.

O negócio funciona mesmo. Instalei o plugin oficial para WordPress em meus blogs, e os posts aparecem com menos de um minuto de atraso (imagem acima). Caso queira deixar seu blog pronto para o RSS Cloud também, o link é este.

Fonte: Download Squad.

relacionados


Comentários