Apple começa a vender na surdina o iPhone Made in Brasil

Apesar do nome, é aqui a fábrica da Foxconn. Foto do Blog do iPhone

O rumor de que a Apple fabricaria iProdutos no Brasil não é novo, e desde que o Gizmodo BR conseguiu fotos de um iPhone feito por aqui, a fabricação nacional é dada como certa.

Como o modelo fabricado aqui é o iPhone 4 de 8 GB, supunha-se que ele começaria a ser vendido junto com o iPhone 4S. Para a surpresa de muitos, o 4S veio, mas nada do iPhone 4 feito no Brasil…

Eis que um dia desses, notei que na Apple Online Store os iPhone 4 estavam com o número do modelo brasileiro na URL.

Já tinha ouvido que os produtos fabricados aqui receberiam o sufixo “BR” ao contrário do “BZ” que é usado nos produtos importados para o mercado brasileiro. Outro vazamento, desta vez no MacMagazine, confirma essa teoria — lá o modelo consta como MD198BR.

Fiquei na dúvida se a Apple já estava vendendo os aparelhos fabricados no Brasil ou apenas se preparando para isso.

Com sorte, encontrei alguém que havia comprado um iPhone 4 na Apple Online Store brasileira (obrigado Gabriel!) e ele pode me confirmar que o aparelho foi fabricado no Brasil.
Além da traseira do aparelho, a caixa indica que ele foi fabricado pela “Foxconn Indústria de Eletrônicos LTDA”, em Jundiaí.

Agora, a única dúvida que resta é se o preço dos iPhones deve abaixar ou não. Custando os mesmos R$ 1.799 do iPhone 4 de 16 GB, o preço do iPhone 4 “econômico” de 8 GB parece caro demais.

Consultamos a Apple, mas ainda não obtivemos resposta — o que até é compreensível, já que o contato foi feito em pleno Carnaval.

Relacionados: , , ,
  • Essa semana mesmo eu estava pensando sobre isso.
    Ninguém tinha comentado sobre produtos feitos no Brasil que já estivessem em circulação.

  • Estou pra ver esse essa super baixa nos preços por isso. Vai ser no máximo 100 reais a menos e olhe lá!

  • Só acredito depois de uma foto do “Designed in California. Made in Brazil” =)

    • Ta escrito atras do iphone…. Designed in California. indústria brasileira

  • Felipe!

    Se foi na surdina, então é pra manter o preço. E assim será, porque tem gente que compra.

  • iPhone 4GB made in Brasil custando o mesmo que o 16GB importado. Parabéns a todos os envolvidos inclusive o Governo Federal e seus incentivos fiscais para a fábrica.

    • Cardoso, se não houvesse subísdios, a Foxconn jamais traria sua linha de montagem de iPads e iPhones para o Brasil, já que sempre é mais cômodo importar do que fabricar em solo estrangeiro.

      Mas que pelo que eu me lembre, a única discussão que ocorreu nas esferas governamentais era a inclusão do iPad na lei do Bem, que de fato ocorreu: http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=2&data=25/01/2012

      Posso estar desatualizado em relação aos benefícios fiscais dados à produção do iPhone, mas acredito que os principais problemas estão na Apple que mantém o preço lá nas alturas, na Foxconn que não cumpriu sua parte de reduzir o custo e em nós que aceitamos pagar essa bolada por um celular.

  • Humberto Henrique

    Nem vão baixar esse preço tão cedo kkk, subsidiado com nossos impostos, caro e tem muita gente pra comprar pq na parcela é tranquilo, ou seja, é rico ganhando dinheiro às custas de pobre pra variar.

  • Humberto Henrique

    Nem vão baixar esse preço tão cedo kkk, subsidiado com nossos impostos, caro e tem muita gente pra comprar pq na parcela é tranquilo, ou seja, é rico ganhando dinheiro às custas de pobre pra variar.

  • Rodrigo Lopes Paitach

    Vejam a loja online da Apple Brasil, já consta o novo iPhone 4S para venda…

  • Rodrigo Lopes Paitach

    Vejam a loja online da Apple Brasil, já consta o novo iPhone 4S para venda…

  • Edivaldo Brito

    Estão querendo fazer igual fazem na venda de carros no Brasil, valores absurdos para modelos básicos e os modelos de luxo a um preço indecente.
    Ou já fizeram?

    • ClaudioLisboa

      Tem razão… E se for como é com os carro, daqui a pouco vão começar a vender o Iphone 4, sem tela Retina, sem GPS, sem 3G, pelo mesmo preço dos Iphone estrangeiros. Para ter esse “opcionais” teriamos que pagar o triplo. A explicação seria a mesma: o brasil não tem mercado….
      é isso que é complicado, esse incentivos acabam servindo para baratear o custo do aparelho lá fora… Se a China tem o trabalho infantil e escravo, aqui temos os malditos incentivos, enquanto isso, os gringos compram produtos baratinhos e a gente sifu!
      Vai ver o preço de um Honda city, fabricado no brasil, vendido no méxico?

  • Essa foto na verdade é do Blog do iPhone, não da Mac+ 🙂

  • E o tal iPad made in Brazil, agora no começo do ano o governo já isentou a Apple dos impostos, vamos ver quando chegam e se vai ter diferença nos preços, eu pessoalmente duvido.

  • “Parece caro demais” ou está caro demais?!! Como nós somos bobos né? Qual foi a idéia do governo nessa? Simples. Pensou o ministro: “O Brasil vai produzir esse sonho de consumo, não vai ter que importar mais. A produção aqui vai dar trabalho pra alguns brasileiros, mas o preço…ora o preço, é claro, vai continuar o mesmo! E por que seria diferente? Quem quiser comprar, vai comprar ora! A importação fica proibida, tem que comprar do produto naicional. Tá bom pra vcs???”

    • cquintela

      Claro, claro, ministro planejou tudo porque a Apple é uma estatal certo?

      • the_producer

        A Apple tem interesse em vir pra cá, dá lucro. O governo, em arrecadar os impostos (tanto na produção, como na venda, nos serviços agregados ou de reparo, na folha de pagamento, enfim, imposto é que não falta nessa conta).

        • cquintela

          Ou uma margem de lucro absurda. O imposto é fácil de calcular…

  • Keaton

    Muda o pais, não muda o preço… wow.

  • the_producer

    O iPhone não está sendo fabricado no Brasil. Eu visitei essa suposta fábrica em Jundiaí. Lá existe apenas um laboratório para fazer os testes de qualidade do produto. Existe a idéia de que se possa montar os iPhones e inclusive iPads por lá (CKD), mas nada de fabricar qualquer componente que seja.

    A fabricação mesmo deve acontecer na fábrica de MG que deve ser montada em parceria com o Sr. Eike Batista.

    Perguntei a um dos funcionários de lá (Jundiaí) se o preço deveria cair e o mesmo me disse que duvidava muito, afinal, se vende no preço que tá, vai mudar pra quê? Vender no Brasil, mesmo que não seja em um volume tão estrondoso quando poderia ser, é mais lucrativo que em qualquer lugar.

  • Sinceramente, as pessoas acreditaram na promessa de um político a um ano das eleições municipais e ainda querem reclamar? Quem se iludiu mereceu, eu não acreditei em redução de preço nem por um instante.

    Trabalhei em comércio por 15 anos e é assim que funciona: se o custo baixou e o consumidor não tem acesso à informação, absorve-se o lucro. A diferença é que o Mercadante propagou aos quatro ventos que os preços cairiam. No final ele foi pro Ministério da Educação, ou seja, não responde mais pelo que falou, o atual ministro Raupp não vai comentar o assunto porque não foi ele quem prometeu, e quem acreditou fica com cara de tacho xingando o governo como se ele fosse o único culpado.

    Enquanto isso, a Apple continuará vendendo horrores, e agora se dará tão bem quanto os fabricantes de automóveis, já que aumentou sua margem de lucro graças aos incentivos fiscais. Mas a Apple é a boazinha da história, o governo é corrupto e quem fala o contrário é feio, bobo e tem cara de mamão.

    Desencanem: o preço não vai cair e quando o iPad for fabricado aqui será a mesma coisa.

  • Marcos Gomes

    Se o mundo não fosse feito de posers, ninguém gastaria 1.900 em um iPhone podendo até por menos levar um Galaxy SII. Não é questão de gosto pessoal. Mesmo considerando que o iPhone é fantástico, um SII não fica atrás

  • Ta escrito atras do iPhone tbm exatamente assim “Designer by Apple in California Indústria Brasileira”

  • Baixar preço pra que se o brasileiro trouxa compra pelo preço que for com o entusiasmo e a felicidade de um pródigo ?!

  • Vou responder porque os preços não baixaram: O Brasileiro é burro e paga o que for pra ter o que quer. É isso. O mesmo conta para veículos e qualquer outra coisa. Aqui no Brasil, não importa o preço, a galera compra.

  • parem de ser trouxas pagar 1,799 num iphone 4 de 8gb , com mais 200 reais eu compro um iphone 4S-32gb , esse governo e seus impostos sao muito pilantras

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja